sábado, 30 de outubro de 2010

Jardim Amália Rodrigues





























Da autoria de Gonçalo Ribeiro Telles o Jardim Amália Rodrigues, foi assim nomeado em 2000 para homenagear a fadista Amália Rodrigues. O seu relevo e desenho dão-lhe grande diversidade de ambientes. Possui um grande anfiteatro virado para o vale da Avenida da Liberdade e um lago circular, junto do qual se localiza um bar com esplanada. Nestes dias de Outono, o jardim adquire uma luz muito própria... vale a pena passar por lá num destes fins de tarde.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Jardim do Príncipe Real - o que está mal.

 As obras começaram há um ano atrás e terminaram em Abril, aquilo que temos hoje é um jardim melhor? O resultado é discutível. Na minha opinião tudo poderia estar muito melhor. Por exemplo, são varias as árvores que morreram: as árvores esperaram demasiado tempo com as raízes expostas aos elementos antes de serem plantadas...durante semanas a fio era vê-las empilhadas sem as mínimas condições e sobretudo sem água! Algumas das árvores que foram mantidas apresentam agora sinais de pouca saúde e pelo menos um Ulmeiro morreu depois da intervenção no jardim...decerto o sistema radicular ficou comprometido durante as obras e a árvore não resistiu. Três das Liquidambar plantadas também não vingaram e estão agora apenas à espera do dia em que serão retiradas.
No ultimo mês vários dos canteiros foram cobertos por uma montanha de casca de árvore em lascas, facto que teria sido uma excelente ideia, pois para alem de serem mais atractivas ao olhar, as lascas de Pinheiro impedem que as ervas daninhas venham a crescer nos canteiros onde não são pretendidas. Acontece que os canteiros não estavam minimamente preparados para receber as lascas de árvore e agora é ver as mesmas espalhadas pelos passeios do jardim e acumulando-se junto aos escoadoros das chuvas. Atirar com as lascas para cima dos canteiros sem que estes estejam delimitados por uma protecção um pouco mais alta, é no mínimo pouco inteligente...com o continuar das chuvadas do Inverno que se aproxima vão continuar a ser arrastadas para onde não era suposto.
Entretanto, há que dizer que o problema da poeira foi finalmente resolvido, pois as primeiras chuvas deste Outono fizeram o trabalho que competia à câmara municipal, e retiraram o excesso de gravilha.


Este Ulmeiro antigo e os Liquidambar plantados aquando das obras, estão mortos!



Os canteiros de mangueiras continuam a ser uma referência no "novo" Príncipe Real, talvez a moda pegue...
Os escoadoros começam a ficar entupidos pelas cascas de Pinheiro que estão a ser arrastadas para fora dos canteiros.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Bolbos!

Estes são os bolbos da Iris hollandica que este ano deram flores lindíssimas no Jardim da minha mãe tal como mostrei aqui em Junho. Agora foram levantados da terra porque têm tendência a apodrecer durante o Inverno. Para evitar isso devem ser semeados apenas a partir de Março.
Estes são bolbos novos adquiridos esta semana. Não são cebolas, mas sim Narcissus! Devem ser plantados agora no Outono e em Portugal dão flor lá para Fevereiro!