Túlipa


Tulipa sylvestris ssp. australis é a nossa única túlipa selvagem. E tal como foi referido há poucos dias no Das plantas e das pessoas ela é espontânea nas nossas montanhas, de Norte a Sul, sobre diversos substratos, e entra em floração durante a Primavera. As tulipas são das minhas plantas favoritas em jardins, mas penso que as selvagens são ainda mais especiais por serem raras, além disso o cultivo de tulipas-espécie em jardim, em vez dos faustosos híbridos holandeses, está a ganhar cada vez mais adeptos na Europa. Mas, se por acaso encontrarem por ai uma das nossas túlipa selvagem, deixem-na em paz...quem a quiser cultivar pode encomendar a sua prima britânica, por exemplo, aqui (T28).
Ocororencias registadas em Portugal T. sylvestris segundo flora-on.pt

Comentários

  1. Bom dia James. Gosto de túlipas mas o clima aqui não permite cultivá-las da mesma forma que no Norte da Europa. Tenho algumas no jardim mas, como sempre, o seu crescimento é muito atrofiado mesmo tendo escolhido um local mais frio. Em relação as glicínias, tenho algumas sementes a germinar e terei todo o gosto em partilhá-las contigo. Abraço e bom-fim-semana

    ResponderEliminar
  2. Pode-se cultivar tulipas vigorosamente em Portugal se se escolher a variedade certa, a não ser em Lisboa e Algarve onde não ha geada.

    ResponderEliminar
  3. Sobre Tulipas, eu tenho tido algum sucesso com elas. Mesmo alguns hibridos, mas tb gosto bastante das simples espécies.

    Sobre as Glicínias, a minha Glicínia que comprei o ano passado em flor deu duas vagens. Parece uma vagem de Favas. Estão ainda na árvore e muito duras. Posso oferecer-te uma para experimentares. Eu tento germinar a outra por cá.
    Quando voltas para Portugal??

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares