domingo, 24 de julho de 2011

Jardineiros Famosos: Carol Klein.

A Casa em Glebe Cottage.

Carol Klein é uma especialista em jardins Britânica, também colunista e apresentadora de televisão, sendo uma figura bastante popular no Reino Unido. Nascida em Lancashire em 1945, Carol começou por ser  professora de arte em escolas de Londres, antes de se mudar para Devon, onde viria a leccionar na Universidade de North Devon. Pouco tempo depois deu inicio o seu próprio viveiro de plantas, o Glebe Cottage Plants.

Carol Klein iniciou-se em televisão com Gardeners´World em 1989 e desde então tem apresentado outros programas sobre jardinagem, tais como Real Gardens e Open Gardens. Os projectos mais recentes incluem Life in a Cottage Garden, que segue a vida do seu jardim de Glebe Cottage durante um ano inteiro, e Grow Your Own, que incentiva as pessoas a criarem os seus próprios vegetais.

http://www.telegraph.co.uk/gardening/gardeningadvice/8243832/Carol-Klein-Life-in-a-Cottage-Garden-presenter-interview.html


Jardim da Glebe Cottage.

Alguns vídeos com Carol Klein no seu jardim em Glebe Cottage:



quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pelo Campo...

Julho já vai avançado e a altura mais quente do ano está ai. Na minha aldeia o Verão vai amarelecendo as searas e os campos, mas muito ainda permanece verde. E há flores ainda a rebentar, a flor do Cardo austera e bela, identifiquei como sendo Cynara cardunculus, mas não tenho a certeza.


























A planta seguinte não a consegui identificar mas será possível que seja flor de Cenoura? É que ainda há uns meses havia cenouras neste campo, agora tudo o que encontrei foram estas flores. Nunca tinha visto a cenoura dar flor.


























A foto acima é a lindíssima trepadeira que todos conhecemos como gloria-da-manhã, Ipomoea purpurea, com as suas flores inconfundíveis, desaparece com as primeiras geadas, para depois voltar no Verão e encher as manhãs de beleza única.

Fel-da-terra, Centaurium erythraea

























A flor na foto de cima não a consegui identificar (identificada mais tarde) crescem perto do rio, e formam estas belas inflorescências. As flores são pequenas mas o conjunto salta à vista. A foto abaixo, é a Lindíssima Crocosmia, conhecida de todos nos...as suas flores de cor avermelhada começam agora a assinalar que Verão chegou para ficar...pelo menos mais uns meses:) 


quinta-feira, 7 de julho de 2011

Jardim Garcia da Orta.






























Situam-se na zona Ribeirinha do Parque das Nações, a norte da Doca dos Olivais. São Jardins com uma abundante e variada vegetação constituídos por botânica exótica e tropical de diversos ecossistemas, considerados representativos das principais zonas de proveniência de espécies na época dos Descobrimentos. Ocupam aproximadamente 2500 m2, divididos por seis talhões com vegetações características de Timor, Coloane, Goa, São Tomé e Brasil, Macaronésia e África.
Estes jardins são ideais para um passeio pedagógico e botânico de fim-de-semana com a família. Fotos (de cima para baixo):

  1. Entrada Este e lago.
  2. Talhão de São Tomé e Brasil
  3. Talhão da Macaronésia - Videira da Madeira
  4. Talhão da Macaronésia - Muros típicos das ilhas atlânticas.
  5. Dragoeiro ou Iúcas ?

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Gladíolo, Alstroemerias e Ixias.




























Gladíolo e as Alstroemerias Crescem lado a lado no jardim-horta da minha mãe, na verdade ela planta as coisas um pouco de forma aleatória, mas ate que resulta no final. Na foto acima, uma bonita Ixia que floriu  este ano pela primeira vez.