Março no quintal.





























Poucas pessoas se lembram de um Inverno como este na minha terra, nenhum dia de chuva desde o inicio de Novembro até Março, sol a brilhar e dias e dias de geada...tivemos vários dias com temperaturas durante a noite a rondar os -5 graus. Resultado: muitas plantas não aguentaram a geada negra, as frésias da minha mãe parecem palha, mortas pelo gelo, espero que voltem a rebentar em breve. 
Mas o que mais sentimos foi a perda de um limoeiro com cerca de 20 anos, que ficou neste estado (foto abaixo). Também as Laranjeiras ficaram exactamente iguais, parece que foram queimadas. Agora vão ter que ser podadas, para vermos o que resta vivo. Mas, para nos alegrar tivemos os narcisos e crocus que plantamos às centenas em volta do velho poço :)


Comentários

  1. Poor lemon tree, fruit and all, frosted!

    ResponderEliminar
  2. No Algarve também houve muitas baixas, mas as temperaturas foram mais amenas.
    Ontem encontrei um monte de narcisos à beira de uma estrada enrolados numa saca. Pelo aspeto, já lá estavam há algum tempo! já estão plantados por debaixo da figueira da Catita. Vou tentar preencher todo este espaço da figueira com o maior número possível de narcisos. Agrada-me a ideia de ter um tapete de flores enquanto a árvore não tem folhas.

    Abraço forte do Algarve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zé, este ano nao foi o ano em que tivemos temperaturas mais baixas, mas acho que houve mais dias de geada e depois juntamente com a seca, resultou em grandes perdas, sobretudo nos citrinos.
      Os narcisos ficam realmente muito bem nas áreas de arvores de folha caduca, eles aproveitam aquele tempo em que a árvore está a rebentar mas ainda nao bloqueou completamente a luz com as novas folhas. Acho que teve muita sorte em encontrar tantos assim de uma só vez. O que acontece muitas vezes é que as pessoas se fartam deles ao fim de alguns anos porque deixam de produzir flores, isto é, produzem muitas folhas mas o bolbo está bloqueado pelo crescimento dos outros bolbos e nao consegue dar flor. Basta levantar e dividir os bolbos, para que ao fim de um ou dois anos voltem a dar flor normalmente.
      Abraço..

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares