Verbascum.

Verbascum thapsus
Há já algum tempo que queria fazer um post sobre esta magnifica planta, até já a fotografei no início do ano no jardim botânico da Ajuda, fiquei sempre com a ideia de lá voltar para fazer umas fotos em plena floração, infelizmente as chuvas dos ultimos dias fizeram estragos e quando voltei já não restava flor nenhuma, só as cápsulas de semente. O Verbascum thapsus é uma especie endémica da Europa e Ásia, tendo sido introduzida na America do Norte e Oceania. É uma planta herbácea bienal, que pode alcançar 2 m de altura, apresenta um porte erecto, com caule ramificado apenas na zona terminal e de aspecto algo lanoso.
As folhas são ovais lanceoladas, alternadas e cobertas por penugem branca, por vezes dando um aspecto prateado à planta. No primeiro ano forma-se uma roseta basal, que só na Primavera seguinte inicia o desenvolvimento do caule floral, que termina numa inflorescência, constituída por numerosas flores de cor amarela clara.
Existem 11 espécies de Verbascum em Portugal, espalhadas de norte a sul do território nacional, incluindo alguns endemismos como o Verbascum gigateum.

O Verbascum aparentemente é uma planta com propriedades medicinais, como expectorante, calmante, e sedativo,  proveniente sobretudo de propriedades da folha mas também das flores que são usadas para tratar, por exemplo, a tosse e  rouquidão. As flores são também usadas em aromaterapia, o mel com aroma das flores de Verbascum é muito apreciado, assim como em licores.

Verbascum thapsus, roseta basal em Fevereiro.








Verbascum bombyciferum em Hyde Hall gardens, Essex, Inglaterra










Verbascum bombyciferum foi outra espécie que descobri  pouco tempo e que possui um valor ornamental fantástico. Tendo três ou quatro plantas destas num canteiro ensolarado, cria a longo prazo presença. Acompanhado por exemplo de lavandulas, Artemisias e Anthemis ou Phlomis herbáceas. As flores amarelas, assim como a  folhagem prateada fazem um contraste  fantástico para os azuis mais escuros, roxos e magenta. Podendo também tentar com Papoula-da-Califórnia, Cynara e Santolina, como na foto acima em Hyde Hall Gardens.

Todas as espécies de Verbascum são uma excelente escolha para um estilo tipo casa de campo (cottage garden) ou jardim seco. Quase todas as variedade são muito tolerante à seca e adequadas para o plantio em zonas costeiras, por exemplo. É também muito resistente à geada. 
O Verbascum atrai uma grande variedade de polinizadores, incluindo as abelhas e borboletas. As crianças e adultos são atraídos pelas imensas folhas de feltro e mais tarde, pelos enormes candelabros de flores.

Há muito tempo que queria ter uma planta destas, e não é que nasceu uma espontanea no meu quintal?! Como mostra a foto ao lado tirada ha pouco tempo (peço desculpa pela fraca qualidade da imagem), encontra-se agora em plena floração, só não sei de que espécie de trata. A roseta basal tinha folhas muito frisadas, tou a apontar para um Verbascum sinuatum. 
 Pode ser de curta duração, mas esta planta encantadora é fácil de cultivar, muito gratificante e vale a pena pelo efeito que produz.

http://www.saga.co.uk/lifestyle/gardening/plant-portrait/verbascum-bombyciferum.aspx
Credito fotográfico :http://www.flickr.com/photos/dreizeh/6836358311/
http://www.flora-on.pt/#/6verbascum
Credito fotográfico: http://www.flickr.com/photos/c22shooter/3592807492/in/faves-50831597@N04/

Comentários

  1. That is rather lovely. Grey leaves are my choice, and the tall spires of flowers are striking.

    ResponderEliminar
  2. Diana, thank you..do you have this plant in the wild as well in South Africa? Verbascum is a great addition to your garden for sure!

    ResponderEliminar
  3. No meu jardim tenho investido numa primeira fase principalmente em arbustos lenhosos. Já possuo contudo algumas herbáceas. Pretendo instalar outras. O Verbascum que também por aqui ocorre espontaneamente, fica na lista.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Verbascum dá uma certa altura e destaque, acho que realmente não pode faltar num jardim de autóctones:)

      Eliminar
  4. Gostei do Verbascum. Quando estiverem mais grandinhas aceio umas plantinhas. Já agora dou notícias das sementes de Aquilégia!! Cresceram várias. Estão 0,5cm já e a aparecerem as primeiras folhinhas típicas das Aquilégias!!

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito do Verbascum.As suas sementes são fundamentais para alimentar os pássaros no inverno e devem ficar na planta.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares