O meu jardim em Julho.

Echinacea/ Liatris / Nigella / Eryngium
Echinacea / Eryngium / Perovskia
Perovskia "blue spire" / Achillea "fanal"
Nigella / Liatris spicata
Liatris / Achillea / Eryngium
Rosa / Hemerocallis " Rajah"
Rudbeckia hirta / liatris spicata
Perovskia / Eryngium planum
Stachys lanata
Echinacea purpurea

Peço desculpa pela fraca qualidade das imagens, mas fiquei sem maquina há uns tempos, por isso boas fotos só com maquinas emprestadas, o que não foi o caso!

O meu "jardim" resume-se para já, a alguns canteiros, cedidos pela paciência da minha mãe, naquilo que é a sua horta. O objectivo é antes de mais reunir algumas das plantas que mais gosto e cria-las eu próprio, para ver como se comportam nas condições que temos no jardim. Outro objectivo é conseguir aumentar o numero de plantas para que se possa fazer algo mais interessante no futuro.

Alguns aspectos negativos: o efeito final do canteiro não foi completamente conseguido, o facto de o numero de exemplares de cada espécie ser muito reduzido, produziu um efeito pontuado e pouco denso, em que as flores se misturam num efeito tipo "bouquet" em vez de tomarem um ar mais natural, em volumes de cor/ espécie, como se encontram por exemplo, nas pradarias, prados ou estepes.


Positivo: embora um pouco tosco ainda, fiquei contente com o pouco dinheiro que gastei com os canteiros e com a diversidade de plantas que consegui num só ano. Tudo graças às pessoas que me deram algumas estacas e sementes, mas também graças ao Lidl que vende algumas plantas difíceis de encontrar por estes lados e sobretudo a preços muito acessíveis.


Outro aspecto importante é a falta de gramíneas, o meu canteiro desespera pela estrutura das ervas! Algo que assumi desde o inicio, sabendo que eram muito importantes...mas, no próximo ano vou me dedicar a encontrar algumas destas plantas para o jardim.

Alguns apontamentos sobre as plantas usadas:

  • Echinacea purpurea: é claramente a planta fundamental deste canteiro, as flores em forma de malmequer começam por ser em capítulo achatado de cor rosada vibrante, evoluindo depois para uma pinha em cone. Estão com um bom conjunto de flores embora sejam plantas ainda jovens. Acho que se dão bem no nosso clima e necessitam de sol, mas um solo de boa qualidade penso ser fundamental. 
  • Eryngium planum: é  a segunda planta mais significativa deste conjunto e uma agradável surpresa para mim. Embora esta planta apareça com frequência em livros e já a tivesse visto em muitos outros blogs em conjunto com echinacea, o puro azul metálico das suas inflorescências é  magnifico. Exige boa drenagem, também acho que resiste bem à seca.
  • Achillea filipendulinaplanta lindíssima e das minhas favoritas, mas infelizmente não a usei da melhor forma. Cresce de forma vigorosa, e para que outras plantas pudessem crescer tive que arrancar grande parte das que plantei originalmente. Combina bem com o azul do Eryngium ou Agapanthus mas, não foi a melhor escolha para o canteiro como um todo.
  • Achillea "fanal": inflorescência lindíssima de cor rosa-bordô, uma planta que cresce vigorosamente e penso que foi responsável pelo insucesso  dos meus Allium "purple sensation" que ficaram retidos no meio desta planta e nenhum chegou a dar flor. Embora uma excelente planta, a cor é demasiado forte para este conjunto.
  • Perovskia "blue spire" outra excelente planta, muito fácil e resistente tanto à seca como ao frio. A flor são fios azuis que se elevam sobre as outras plantas, formando um pequeno arbusto. penso que no próximo ano vou ter que transplantar uma das plantas pois desenvolvem-se de forma muito rápida.
  • Rudbeckia hirta, o porte desta rudbeckia é algo baixo, o que a torna útil para as zonas de frente dos canteiros. As flores são um malmequer com o centro negro, mais estreito que nas echinaceas. Esperava que fosse uma planta mais vigorosa, mas estou satisfeito e quero mais para o ano.
  • Stachys lanata: outra planta a não perder, muito boa para cobertura do solo. Adiciona textura ao conjunto. Deve-se evitar que entre em floração logo no inicio, sendo necessário cortar a "cabeça" das flores de forma a que a parte vegetativa se multiplique. Só assim se pode desenvolver todo o potencial desta planta. Facilmente se reconhece como resistente à seca, mas eu não exageraria, sujeita a grande secura rapidamente produz imensas flores pequenas e desinteressantes, longe do efeito pretendido. 
  • Liatris spicata, esta foi uma das minhas desilusões neste canteiro, plantei mais de 20 e contam-se pelos dedos as que deram flor. Alem do mais, as inflorescências são muito pequenas. Supostamente pode chegar ate 90cm mas, as minhas não devem passar os 30 cm. Penso que necessita também de bom solo e não demasiado seco.
  • Nigella dasmascena: excelente anual, muito fácil de cultivar na minha opinião. As flores são azuis e com uma forma bastante estranha. Dá uma textura vaporizada ao canteiro, resultou muito bem neste conjunto.
  • Hemerocallis "rajah": lindíssimo, as flores são vigorosas e já está a dar flor desde inícios de Junho. Não parece ser especialmente exigente em relação às regas.

Comentários

  1. Apesar de tudo um jardim bem colorido e bem bonito. E o importantante na jardinagem é o "gozo" que que dela retiramos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Américo, tem toda a razão, não imagina o prazer que tive em puder criar este pequeno "jardim" embora, tão longe daquilo que idealizamos...não deixa de ser gratificante dar os primeiros passos. Depois, algumas destas plantas apenas as tinha visto em imagens de livro ou noutros jardins, foi muito bom vê-las crescer no meu próprio quintal. Cumprimentos.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Rafael, as combinações de cores não saíram assim tão bem...mas, estou contente na mesma com os resultados. Pena mesmo foi não ter podido tirar melhores fotos, paciência...talvez em breve!
      Cumprimentos.

      Eliminar
  3. Olá!
    Gostei muito. Um jardim muito inglês. Como eu gosto também.
    Gostei das combinações de cores e do aspecto 'meadow'. As Echinaceas ficaram fantásticas!!
    Parabéns! Para o próximo ano será muito melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo o teu comentário, aceito-o como um incentivo, porque para já nem posso chamar bem a isto um jardim :) A inspiração, claro que acaba por vir dos jardins ingleses, porque muito os admiro...

      As Echinaceas são uma planta excelente, tens que arranjar umas para o teu novo jardim, ficam muito bem em conjunto com gramíneas ornamentais. No próximo ano quero juntar algumas a este conjunto...

      Eliminar
  4. Olá,
    Será que me consegue dizer onde comprou a rudbeckia hirta? Moro na zona de Castelo Branco e não consigo arranjar em lado nenhum.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe, eu não tinha visto este comentário antes. A Rudbeckia deram-me umas quantas plantas pequenas, não sei se será facil encontrar à venda...se vivesse mais perto podia lhe arranjar as que quisesse...

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares