Um Jardim Nas Dunas.

 Aspecto do ecossistema dunar em Julho

Nada menos que um verdadeiro jardim. É esta a sensação que temos, quando se visita as dunas da praia de São Martinho do Porto. As combinações florísticas deste ecossistema surpreendem-nos, formando canteiros e mimetizando verdadeiros jardins, que mais não são do que a forma da natureza se exprimir. No entanto, daqui podemos tirar muita inspiração para os nossos próprios jardins, especialmente no que se refere à textura, cor e justaposições de plantas.


Eryngium maritimum e Helichrysum italicum

Destaco algumas das plantas: 
Eryngium maritimum, da família Apiaceae. Podemos o encontrar em areias litorais, nas dunas embrionárias e primárias. Esta planta tem sido muito procurada para jardins em Inglaterra e surgiram já centenas de híbridos e cultivares. No entanto penso que a espécie em si não podia ser mais ornamental do que já é, com as suas intrigantes flores e folhagem superior de um intenso azul metálico.

Erymgium maritimum com Seseli tortuosum

Pancratium maritimum - é uma planta perene bulbosa nativa da região do Mediterrâneo e sudoeste da Europa. Cresce em areias costeiras ou um pouco acima da marca da maré alta. Tem assim o compreensível  nome popular de narciso-das-areias, e de facto pertence à mesma família que os vulgares narcisos de jardim.
Seseli tortuosum - é uma bela planta da família Apiaceae,  aparece na duna secundária, menos frequentemente em rochas marítimas e taludes de salinas.

                                                                                                                                                                                  Helichrysum italicum e Ammophila arenaria


Helichrysum italicum, a vulgar perpetua-das-areias, é já bastante usada em jardinagem. Uma planta muito resistente à seca, pode ser encontrada em dunas em processo de estabilização ou paleodunas, mas também sob coberto de pinhais. Quase sempre Em solo arenosos, perto do litoral.

Ammophila arenaria, pertence à família Poaceae e encontra-se em dunas e areais litorais, frequentemente em cristas dunares e dominando a duna primária. Parece ter um grande potencial ornamental.

Resta dizer que toda a duna encontra-se razoavelmente bem protegida e foram construídos enormes passadiços que evitam o contacto directo com o sistema dunar e que permitem apreciar melhor todo o conjunto de plantas e paisagem.



http://www.flora-on.pt/#/0qFRe   http://www.flora-on.pt/#/1+helichrysum+italicum
http://www.flora-on.pt/#/0NveD  http://www.flora-on.pt/#/6pancratium

Comentários

  1. Lindo!
    Seria um excelente desafio construir um jardim com esta diversidade florística num ambiente litoral.
    Na Praia da Tocha, onde faço férias, existem jardins públicos que recorreram ao estorno (Ammophila arenaria), produzindo um efeito excecional.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafael, estou realmente a pensar nisso...construir um canteiro que possa recriar o ecossistema das dunas! Não será completamente fácil, terei que ler sobre o assunto primeiro, mas acho que será fazível.

      Eliminar
  2. I have never seen Eryngiums in their natural setting. Such beautiful plants!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. That is true Diana, I also love the Eryngiums..I already have some in my garden, but not this wild type. I must have some seeds this year!

      Eliminar
  3. Grande post. James, aqui fica uma sugestão de inspiração pra futuros jardins: plantações naturalistas no parque olímpico de londres ;)
    http://www.flickr.com/photos/67722108@N08/sets/72157628721926967/with/6637524519/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bem fixe, parece que quando crescer vai ser um bom Jardim. Só não reconheci quase nenhuma das plantas usadas! :)

      Eliminar
  4. Belas fotos de um lindo jardim natural. Obrigado por seu comentário sobre sobreiro. Eu viajei em Portugal em Março, mas eu nunca vi nenhum sobreiro. Foi uma decepção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jordan, você viajou pelo sul de Portugal? As grandes florestas de Sobreiro, chama-se "Montado" e existem quase exclusivamente no sul de Portugal numa região chamada "Alentejo", em Março quando nos visitou será talvez das mais belas alturas do ano para ver o montado. Que pena, que não viu os sobreiros, são uma árvore lindíssima! Abraço!

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Thank you so much, it´s a nice area to visit in the beginning of the Summer! Still all green, but hot and sunny! :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares