quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Zonas de rusticidade climática de Portugal.

Zonas de Rusticidade da Europa.
Portugal apresenta algumas assimetrias climáticas que se reflectem em diferentes zonas de rusticidade para a vida vegetal. Isto é, diferentes regiões geográficas apresentam  condições de clima que condicionam  a vida de certas entidades vegetais especificas nessa área. Para uma planta estar apta a uma determinada zona de rusticidade, ela terá que não só que sobreviver durante todo o ano nessa região, como também completar o seu ciclo de vida, reproduzindo-se. As temperaturas mínimas passiveis de serem atingidas nessa região, estabelecem o patamar da escala de rusticidade que a planta consegue aguentar. A escala vai de ZR 1 a ZR 12, sendo que existem apenas três zonas de rusticidade em Portugal, que estão representadas expeditamente no mapa acima:

  • Zona Rusticidade 8 - Nordeste Transmontano e Barroso, mas também Serra da Estrela e Lafões (não representado no mapa). Temperaturas mínimas possíveis: entre -12 a -7. Característica: todas as perenes de clima temperado têm um ciclo de vida normal. Tulipas podem-se tornar perenes, Narcisus papyraceus não viável, Buganvília não viável.
  • Zona Rusticidade 9 - toda a faixa litoral até ao cabo carvoeiro, todo o interior das beiras até ao norte Alentejano.  Temperaturas mínimas possíveis: entre -6 a -1. Características:  todas as perenes de clima temperado têm um ciclo de vida normal. Tulipas são tratadas como anuais. 
  • Zona Rusticidade 10 - toda a costa de Lisboa até ao litoral Alentejano e todo o Algarve. Temperaturas mínimas possíveis: entre -1 e 4. Características:  maioria dos bolbos de Primavera dá flor durante o Inverno.  Ciclos vegetativos alterados para grande parte das perenes de clima temperado. Inviável para cerejeiras e tulipas.

É claro que são apenas valores indicativos, algumas bolsas de rusticidade são possíveis devido a diferentes microclimas locais.  Resta dizer que a Madeira tem rusticidade 12, e os Açores, possivelmente entre 11 e 12.

Acho incrível que nada haja escrito em Portugal sobre este assunto, quando encontrei tanta literatura em espanhol na net sobre o tema; por exemplo, existe um mapa detalhado sobre a rusticidade em Espanha aqui. Mas acho que isso se possa dever ao facto da maioria da população portuguesa viver na zona Litoral e sobretudo Lisboa estar numa zona de clima super temperado, onde esta classificação parece não fazer sentido, de qualquer forma Portugal não é só Lisboa!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Azevinho.

Ilex aquifolium 
Em Lisboa é difícil de encontrar, sendo o jardim Gulbenkian o único jardim que conheço onde existe alguns arbustos de azevinho. É uma planta característica das decorações de Natal, e aquela que entre nós, melhor remete para o imaginário natalício. Adorava ter um no meu jardim, mas infelizmente não gosta de solos calcários, alguém tem este arbusto? 
Em Portugal é uma espécie protegida, encontrado sobretudo em serras do norte do país, com preferência para solos siliciosos: http://flora-on.pt/#/6ilex

Feliz Natal a todos!

Credito fotográfico para: http://www.flickr.com/photos/angelopereira/4425785453/sizes/l/

domingo, 9 de dezembro de 2012

Corredor Verde de Lisboa.

Nova ponte ciclopedonal.

Jardim Amália Rodrigues.

Pormenor da ponte ciclopedonal, toda em madeira.

Alto do Parque Eduardo VII
Parece que a ideia do grande arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Teles começa a ganhar um novo folgo, e Lisboa não desistiu de ter o seu corredor verde! Supostamente o Corredor faz a ligação entre a Praça dos Restauradores e o Parque Florestal de Monsanto para peões e bicicletas, por meio de um corredor contínuo de vegetação que se estende pela Avenida da LiberdadeParque Eduardo VIIJardim Amália Rodrigues, relvados do Palácio da Justiça de Lisboa, parque Ventura Terra, "Jardins dos Jogos", "jardins de Campolide" e Quinta José Pinto.

A recente construção da ponte ciclopedonal sobre a rua Marquês de Fronteira, tornou Monsanto surpreendentemente próximo do Centro de Lisboa, e significa que Lisboa ainda pode sonhar com o seu corredor verde!