quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Jardim Gelado no Alentejo.




Quem conhece a vila de Marvão sabe que por lá existe um dos mais privilegiados jardins nacionais, pois dele se avista quilómetros em redor do vasto Alentejo. Esta quinta-feira, a neve trouxe um motivo extra de   charme a este jardim, que já por si só merece uma visita.

O jardim de Marvão é essencialmente um jardim formal de buxo, com varias árvores, arbustos e perenes, que com a neve, adquirem uma textura muito interessante. Já conhecia o efeito da neve no aspecto dos jardins de outras paragens mais a Norte, é bom puder ver também por cá.

Infelizmente não fui eu que tirei as fotos nem presenciei tal espectáculo, mas desde já agradeço todas as fotos que pertencem à "Mercearia de Marvão": https://www.facebook.com/merceariamarvao

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Prímulas por divisão.


Este ano consegui seis novas plantas de Primula vulgaris (sin. P. acaulis) individuais por divisão de uma única planta adulta, que estava a começar a dar muito pouca flor. Dividi-a em Novembro e neste momento as pequenas plantas estão prontas para ser plantadas no jardim.

Não me canso de dizer que a Prímula é uma excelente planta de jardim, talvez a melhor da nossa flora autóctone, ainda por cima é muito fácil de cuidar e todos os anos na Primavera enche-se de flor, nunca falha! Ao contrario dos cultivares vendidos por todo o lado nesta altura do ano, que, embora muito coloridas, são geralmente tratadas como anuais e muito dificilmente voltam a florir um segundo ano.

As prímulas requerem apenas um solo relativamente fértil e alguma humidade. Devem ser plantadas numa zona de sombra, voltada a nascente ou mesmo a norte e dão-se especialmente bem debaixo da copa de árvores de folha caduca. Como se pode ver, não é preciso muito para termos de volta as típicas prímulas aos nossos jardins!

http://flora-on.pt/#/1primula

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Jardineiros Famosos: Monty Don.


Monty Don é actualmente uma das caras mais conhecidas da jardinagem no Reino Unido, ele é o apresentador central de Gardener´s World, o mais popular programa de jardinagem do Reino Unido.

O primeiro trabalho de televisão de Don foi como apresentador de um segmento de jardinagem no programa da manhã "This Morning". Ele trabalhou depois como apresentador convidado para o programa da BBC, "Holiday", passando mais tarde a apresentar vários programas de jardinagem para o Canal 4 como o Fork to Fork (1999), Real Garden e Lost Gardens, tendo também escrito uma coluna semanal regular de jardinagem no The Observer, entre Fevereiro de 1994 e Maio de 2006.

Don nunca recebeu educação formal como Jardineiro, mais tarde referiu-se a esse facto da seguite forma:"a minha autoridade advém simplesmente de uma vida ligada à jardinagem e da minha paixão e quase obsessão pelo meu próprio jardim". Ele é um defensor acérrimo da jardinagem orgânica e da prática de técnicas orgânicas, reflectindo isso mesmo em todo o seu trabalho publicado.

Don foi o principal apresentador da BBC Gardener´s world entre 2003 e 2008 sucedendo a  Alan Titchmarsh. Tendo sido o primeiro apresentador horticultor autodidacta em 36 anos de história do programa, deixando o cargo apenas depois de sofrer um pequeno derrame. Mas, em Dezembro de 2010, foi anunciado que Don estaria de volta ao programa como apresentador principal para a série de 2011, substituindo Toby Buckland.


Ele também apresentou Around the World in 80 Gardens (BBC, 2008). E em Dezembro de 2008, narrou um programa sobre os montados de sobro em Portugal, para o popular programa da BBC Natural World. Em Abril de 2011 Don apresentou Italian Gardens, uma série de quatro partes para a BBC2, que foi acompanhado pela publicação de um livro.

No final de 2008 Don tornou-se presidente da Soil Association e é também um defensor das abelhas para a Development Trust. 





Programa da BBC Natural World sobre a floresta de montado em Portugal, do qual Don fez a narração:



Fotografia: http://www.dailymail.co.uk/home/gardening/article-1346731/Monty-Don-Hedges-nows-time-plant-them.html#axzz2K3eBlObS
http://en.wikipedia.org/wiki/Monty_Don

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Nova Ribeira das Naus.


 A Ribeira das Naus é talvez um dos espaços com maior carga Histórica em Lisboa, e o estado em se encontrava até agora é, no mínimo, pouco dignificante. Felizmente existe um projecto de requalificação interessante para esta zona, que está agora em fase de execução. São uns valentes milhões de euros gastos, numa altura de crise, espero que valha a pena e que a requalificação resulte num espaço a ser utilizado por todos. Estão prometidas muitas árvores e espaços ajardinados, mas uma coisa esta-me a deixar perplexo, então não é que umas boas dezenas de plátanos de grande porte estão prestes a ser abatidos??! Então os senhores arquitectos paisagistas não se lembraram de integrar estas árvores no projecto? Alguém se esqueceu que "árvores" são seres vivos e levam décadas para chegar a um porte considerável, alguém se esqueceu que árvores são um bem comum, e que não nos podemos dar ao luxo de desperdiçar, sobretudo numa cidade com Lisboa, que tem tão poucas zonas verdes...


Plátanos para abate!