terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Final do Ano...


Campos de geada no Ribatejo























Campos gelados de geada perto da minha terra. Este ano temos tido bastantes noites com temperaturas negativas, ou perto delas. Embora o sol durante o dia torne as temperaturas mais amenas...A geada é também ela um elemento belo do jardim, é como se todo o jardim dormisse, cristalizado, à espera que a Primavera o acorde.

Este ano foi um ano difícil para o meu jardim, poucas horas passei na sua agradável companhia...na verdade muito poucas horas. O Jardim no fundo é como a vida, quando pouco se dá, pouco se recebe... Foi um ano em que não tive atenção suficiente à chegada da época quente, por exemplo, com um Verão prolongado e difícil como o que tivemos e estando eu longe, houve grandes perdas nas minhas plantas. 
Também na Primavera, plantei menos que o habitual, também menos flores tive...

No entanto outras coisas correram bem, algumas plantas como as tulipas "Darwin",  ou o Allium schubertii foram uma confirmação, mas duas novas estrelas existem no meu jardim: Echinops ritro e a Armeria maritima.

Tulipas "Darwin"

Armeria maritima e Allium schubertii
Echinops ritro

um desenho meu do Eryngium planum
Desejo a todos aqueles que passaram por este meu jardim no ano de 2013, um Feliz Ano novo, quer estejam em Portugal ou em qualquer outra parte do mundo. 

Feliz 2014!
Jaime 

Credito fotográfico: http://www.flickr.com/photos/97891343@N08/11268205763/