quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Final de Agosto no Jardim.

Sedum "Matrona", Artemisia schmidtiana
Artmisia, Sedum, Rudbeckia e Achillea
Rudbeckia hirta, Echinops e Perovskia
Perovskia, Achillea, Stachys e Verbena bonariensis
Stachys lanata, Stipa tenuissima e Verbena bonariensis
Vista do canteiro principal ao fim da tarde.

Rudbeckia hirta, Pennisetum e Verbena bonariensis
Sedum "Matrona" Pennisetum, Achillea e Artmisia
Cynara cardunculus

Achillea filipendulina e Echinops ritro
Echinops ritro e Perovskia "Blue Spire"
Em Agosto os tons do jardim mudam novamente. A floração da maioria destas plantas aproxima-se do fim. Desta vez, é a Rudbeckia e o Sedum que brilham, duas plantas que combinam muito bem com as folhagens da Artemisia schmidtiana. 

  • Sedum "Matrona", é um cultivar alto, crescendo até 60 cm de altura. Apresenta uma cor purpura característica, nos caules e inflorescência. É uma planta bastante elegante. Cresce bem em meia sombra ou sol directo. Dá-se bem em diversos tipos de solo, mas prefere um solo relativamente fértil, mas sempre bem drenado. Propaga-se por estacas na primavera, e nos primeiros e anos deve evitar-se que entre em floração, cortar as pequenas flores nesta fase precoce estimula a planta a tornar-se mais vigorosa e compacta.
  • Artemisia schmidtiana, é uma planta da família dos malmequeres, embora o seu cultivo não seja feito pelas suas flores, mas sim pela bela folhagem de cor cinza prateado. Proporciona um excelente contraponto a plantas bastante coloridas, dando uma certa harmonia ao canteiro. Cresce bem em diversos tipos de solo, mas sempre com boa drenagem. Embora possa ser vendida em pequenos vasos, a planta atinge dimensões de arbusto logo no primeiro ano.