segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Parque D. Carlos I


Araucaria
Plátano 
Urginea maritima
Leucojum autumnale

Leucojum autumnale
Leucojum autumnale



Sobreiro, Quercus suber

O belo parque D. Carlos I fica na cidade das Caldas da Rainha, bastante perto do meu jardim e vale a pena uma visita! Trata-se de um jardim com origens românticas, tendo começado a ser construído em 1889, logo depois da chegada do caminho de ferro à cidade das Caldas. O jardim e parque tal como existem actualmente, são resultado de varias remodelações paisagísticas que decorreram durante a segunda metade do século XX. 

Em termos de plantas de interesse, temos varias árvores de grande porte de origem exótica e nacional, das quais destaco uma bela alameda de plátanos e vários sobreiros de idade considerável. Outra espécie autóctone com interesse ornamental que destaco, são as belas e frágeis  Leucojum autumnale, de uma beleza única e que formam uma colónia bastante grande na zona de mata adjacente ao parque.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Início de Outono

A field of native plants, Rumex in the foreground.

Autumn´s first rain

Verbena bonariensis
My Cats are hunting...

...Trying to catch a frog.

Sedum and Artemisia
Anemona japonica in the rain

Echinops ritro: they don´t want to give up...

Helianthus tuberosus
Anemona japonica

Autumn´s ligth over the meadow

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Sedum "Matrona"

Sedum "Matrona"




Este Sedum foi uma planta que procurei durante bastante tempo pois não é fácil de encontrar em Portugal. No entanto, dá-se muito bem no nosso clima e tem uma tolerância a condições de secura bastante considerável, sendo por isso ideal para climas com Verões longos e secos. S. "Matrona" é um cultivar bastante alto, ideal para ser usado no meio de gramíneas. A floração torna-se mais exuberante no final do Verão quando as pétalas finalmente abrem, depois de um longo período em que se encontram fechadas. Prefere solos com boa drenagem e não muito férteis. Os Sedum pertencem à família Crassulaceae