segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O Jardim no final de Agosto

Echinops, Achillea filipendulina, Perovskia,  Miscanthus "Zebrinus"
Stipa tenuissima, perovskia, Sedum, Dahlia "Arabian night" 
Vista do jardim com cápsulas de Nigella dasmacena
Vista do Jardim / Scabiosa atropurpurea / Echinops ritro
Thalictrum delavayi
Echinacea purpurea "White Swan"
Stipa tenuissima e Sedum "Matrona"
Phlomis tuberosa /Sedum spectabile
Pervskia, Achillea filipendulina, Echinops ritro
Mais um Verão muito quente no jardim. Com a minha ausência as coisas complicaram-se e tivemos algumas baixas, no entanto existe um conjunto de plantas que parecem resistir bem aos rigores do Estio e essas formam já uma espécie de grupo de confiança, do qual posso esperar boas florações mesmo na altura mais quente. 

Mas não há que iludir, não fosse a minha mãe tomar conta do jardim e os resultados seriam bem piores. Os jardins são corpos artificias mantidos com o esforço do jardineiro, e quando ele falta é como se metade das forças que concorrem para o seu sucesso desaparecessem. É claro que são sempre as autóctones a resistirem melhor à secura do Verão, mas também as Echinops, Sedum, Achillea, Miscanthus e Stipa apresentam boas performances.

Numa segunda linha de resistência temos a Phlomis tuberosa, Echinacea e Penstemon, penso que estas plantas desapareceriam se não houvesse qualquer rega. Por ultimo, as que precisam de maior atenção são as anémonas japonesas e talvez o Thalicturm delavayi, uma introdução recente no jardim que apresentou resultados muitos bons, com crescimento rápido e flor por mais de um mês. Uma surpresa em termos de resistência, mas que também esteve debaixo de cuidados por parte da minha mãe, que o regou com bastante frequência. 

O ultimo destaque vai para a Phlomis tuberosa, planta que levou uns longos 3 anos até florir, só este ano nos presenteou com hastes florais decentes, com um tamanho verdadeiramente surpreendente, tinha a altura de um homem. Valeu a pena a espera!

https://www.rhs.org.uk/plants/details?plantid=1920
https://www.claireaustin-hardyplants.co.uk/products/phlomis-tuberosa