Jardineiros Famosos: Gonçalo Ribeiro Telles


Chegou a altura de referir alguém que contribuiu decisivamente para a forma como vemos os jardins em Portugal. Alguém que tem lutado toda a vida por uma cultura de valorização do património vegetal e ecológico, em particular pela sustentabilidade das cidades portuguesas, como Lisboa e os seus subúrbios, cidade para a qual  propôs há muito, a criação de um grande corredor verde, proposta essa que mais de 30 anos depois, ainda está por concretizar.
Gonçalo Ribeiro Telles talvez não seja um jardineiro na verdadeira acepção do termo, a sua formação é em arquitectura paisagista mas, estou certo que será ele a pessoa que mais promoveu os jardins em Portugal nos últimos 30 anos.
Figura notável das questões do ordenamento do território e do uso da terra em Portugal, desenhou os jardins da Fundação Calouste Gulbenkian (com o qual recebeu o Prémio Valmor de 1975) e o Jardim Amália Rodrigues, junto ao Parque Eduardo VII. De 1998 a 2002, Coordenou uma equipa técnica responsável por um conjunto muito vasto de projectos em Lisboa e na Área Metropolitana, relativos às estruturas verdes tais como o Vale de Alcântara e a radial de Benfica, o Vale de Chelas, o Parque Periférico, o Corredor Verde de Monsanto.
Gonçalo Ribeiro Telles é Monárquico convicto e em 1971 ajudou a fundar o movimento Convergência Monárquica. Entre 1981 e 1983 foi ministro de Estado e da Qualidade de vida, tendo então criado as zonas protegidas da Reserva Agrícola Nacional, da Reserva Ecológica Nacional e lançado as bases do Plano Director Municipal.
Quem quiser apreciar a sua obra, e perceber o seu génio criativo, passe uma destas tardes pelo Jardim Gulbenkian.
Gonçalo Ribeiro Telles, é uma figura pela qual tenho muita admiração, e um dos poucos políticos dos quais nos podemos orgulhar em Portugal. Espero que o tenhamos por muitos anos entre nós.



 

Comentários

Mensagens populares