Pelo Jardim Botânico...

E os dias de Outono surgiram realmente quentes, melhor que o próprio Verão, algo só possível devido ao já incontestavel aquecimento Global. Pelo jardim botânico de Lisboa, as plantas aguentaram como puderam o forte Estio deste ano, entretanto algumas continuam em Floração resistindo à mudança de estação. Viola odorata (foto acima), uma unica flor no meio de um grande canteiro verde, desta planta ja rára nos nossos jardins.

 Flor em forma de Globo do lindissimo cardo, Echinops sphaerocephalus. Muito usada em jardins de estilo contemporâneo em Inglaterra e na Holanda, é no entanto uma planta abundante no sul. As suas astes atingem 1 metro de altura.

Esta é uma trepadeira de excepcional beleza, mas infelizmente não a consegui identificar. Cresce na parede voltada a sul do talhão das Monocotiledóneas no Jardim Botânico. Se alguém sabe o seu nome, diga-me por favor. A foto abaixo é do "lago de cima" nos canteiros da "Classe", onde a luz de Outono já se fazia notar.

Comentários

  1. Olá James. A trepadeira com flores azuis é uma
    Thunbergia grandiflora.
    Tem informações sobre a espécie no link abaixo:

    http://www.jardineiro.net/br/banco/thunbergia_grandiflora.php

    Tenho um exemplar da Viola odorata com algumas flores, e a cor das pétalas é um pouco mais escura.
    Lindas as suas fotos.
    Abraços.

    http://olhareseleituras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Muito Obrigado pelo seu comentario Dream Girl, e também por ter identificado a planta da minha foto. Esta trepadeira é muito rara em Portugal, penso que foi a primeira vez que a vi, e só conheço esta do Jardim Botânico. Passarei cocerteza pelo seu Blog, e seja sempre bem-vinda ao meu:)

    Abraços.
    James

    ResponderEliminar
  3. comprei alguns Echinops ritro para por no meu jardim na próxima primavera, juntamente com outras herbáceas, gramíneas e sub-arbustos. Os Echinops, apesar de serem muito usados nos jardins do norte da europa, são de facto plantas da bacia mediterrânica. Há uma espécie ibérica, E. strigosus, que tem tanto valor ornamental como as restantes presentes no circuito ornamental, E. ritro, E. sphaerocephalus e E. bannaticus.

    bom post. :)

    abraço
    Pedro

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares