Jardim Botânico da Ajuda.







São algumas das fotos que tirei há umas semanas atrás no Jardim Botânico da Ajuda, aquele que foi o primeiro jardim botânico de Lisboa, construído em 1768. É sem duvida um lindíssimo jardim, e em termos de colecções botânicas, parece-me muito melhor organizado que o Jardim Botânico da universidade de Lisboa. O Jardim esta essencialmente dividido em dois patamares, um é constituído por árvores tropicais e sebes de buxo, sebes estas que podem ser incluídas dentro das maiores da Europa. O patamar superior é dedicado à sistemática das colecções vegetais e incluem flora nacional, macaronesia assim como da América do Norte e tropical. As fotos de cima para baixo:
  1. Área de sistemática, plantas da África do Sul;
  2. Kalanchoe beharensis;
  3. Crisantemos;
  4. Patamar inferior e Araucárea;
  5. Patamar Superior, Carvalhos;
  6. Fonte e canteiros das colecções.

Comentários

  1. Love the texture of the plant in the second photo. The color is great too. Texture is so important in my eye. The Kalanchoe beharensis looks good.
    jack

    ResponderEliminar
  2. Tem especialmente maturidade.
    De resto é um fantasma do que já foi e muito por culpa de quem o administra. Estufas vazias, canteiros vazios e sem novidades botânicas ano após ano, após ano. Para quem lá está o lema é 'se conseguirem manter o que têm já é bom' e esse lema não augura um futuro brilhante para nenhuma empresa. Mas conseguiste captar umas boas panorâmicas. Ainda bem que não foste ao pormenor.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares