Janeiro no Jardim Botânico.

Algumas das espécies em floração neste momento no Jardim Botânico de Lisboa, em cima uma lindíssima Camelia japonica . Aliás, muitas outras camélias podem ser admiradas nesta altura no jardim botânico, pena é não serem muitas mais!

Helleborus foetidus na foto acima, com as suas características flores de cor verde-amarelado, pertence à familia Ranunculaceae. Pena não haver mais heleborus no Jardim, estão entre os meus favoritos de Inverno.
Na foto abaixo, um outro clássico desta altura do ano, e o meu destaque neste post vai totalmente para esta planta: Primula vulgaris, a Primula selvagem da Europa, que começa a ser bastante rara no centro e sul de Portugal. Os ingleses chamam-lhe "Primerose" que vem do latim antigo, significando "primeira rosa" por ser a primeira a florir anunciando assim a Primavera.

Na foto abaixo, mais um bonito conjunto de Bergenia em floração. Destaque também para a folhagem desta planta que apresenta um inegavel valor decorativo durante todo o ano.



Na foto de cima um Narcissus calcicola, um endemismo nacional, espécie presente no Centro-Oeste calcário; Centro-Sul arrábido e Barrocal Algarvio. Ocorre em fendas de rochas calcárias. Em baixo, imagem de um Taxodium, com as sua coloração de Inverno.

http://biorui.no.sapo.pt/amarilidaceas.htm

http://dias-com-arvores.blogspot.com/2010/03/primula-entre-iguais.html

Comentários

  1. No Alto Douro, onde resido, descobri este inverno algumas ribeiras onde o Helleborus foetidus está presente. Esta planta era totalmente desconhecida para mim. Confesso que tive bastante trabalho para a conseguir identificar.
    Curiosamente nos últimos dias tem sido focada em vários blogues que eu sigo.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Rafael, obrigado pelo comentario. Os Helleborus sao tipicos de Inverno, este é muito usado no norte da europa como planta ornamental. Mas o meu preferido sao o Helleborus orientalis e hibridos mas tb Helleborus niger conhecido como estrela do natal. Dao-se muito bem em Portugal, sobretudo no Interior. Fiz uma entrada ha um ano sobre os heleborus no meu blog:
    http://jamesjardimsuspenso.blogspot.com/2011/03/como-cultival-helleborus-em-portugal.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares