Primavera na Ajuda.

O Jardim Botânico da Ajuda apresenta belos exemplares e vale a pena uma visita em qualquer altura do ano, mas a primavera é sempre diferente e é nesta estação que se encontram as minhas plantas preferidas em floração. As espécies europeias e autóctones estão entre as que prefiro destacar neste flog. Quase todas foram negligenciadas nos nossos jardins botânicos em favor das exóticas e vistosas espécies tropicais. Esse facto está a mudar em muitos países, mas não ainda em Portugal. Na foto acima, Ranunculus ficaria, espécie da nossa flora que desapareceu há muito dos nossos jardins.

Conhecido como Celidonia Menor ou Ficária, é uma planta que cresce em zonas húmidas e com sombra, margens de rios e bosques ou prados frescos. Buttercup (ou copo-de-manteiga) é o nome geralmente aplicado a estes ranúnculos em Inglaterra, país onde é extremamente popular e deixa-los crescer em prados de jardim é uma tendência cada vez maior, ao contrario de Portugal onde é tratado muitas vezes como erva daninha.


 Os narcisos cresceram lindíssimos e abundantes este ano, na Foto de cima, Narcisus sp. de cor amarelo com trombeta alaranjada. Abaixo um Narcissus tazetta com os seus pedúnculos de varias flores e com um perfume intenso muito diferente de qualquer outra espécie de narciso.

 Narcissus pseudonarcissus na foto abaixo, é também um endemismo Ibérico e apresenta uma flor de cor amarelo pálido, que no dia em que tirei as fotos ainda estava por abrir.

Comentários

  1. Todas muito bonitas. Esta é realmente uma época especial.
    Aqui no Norte existem muitos Ranunculus destes nos nossas zonas mais húmidas e que eu aprecio muito.

    ResponderEliminar
  2. Americo,os Ranunculus assim como as primulas e outras especies que antes faziam parte dos nossos jardins hoje em dia estao a desaparecer, é preciso proteger estas especies da nossa flora e traze-las de volta ao lugar de destaque que elas merecem. Obrigado pelo comentario e boa Primavera que esta ai a chegar!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares