Em tons de azul.

Borago officinalis
Myosotis sp.

















































Borago officinalis, fotografada aqui no jardim botânico de Lisboa, é uma anual originaria do médio oriente que tem sido utilizada amplamente como planta medicinal. O seu uso mais conhecido é através do óleo de borragem, extraído das sementes da planta que é usado em problemas cutâneos. Mas para mim é bonita só por si, aparte dos benefícios medicinais.  É uma planta presente em muitos cottage gardens cultivada desde tempos imemoriais. 

A segunda foto é de Myosotis, não sei que espécie exactamente, o seu nome popular é Não-me-esqueças, e é mais uma daquelas plantas que está no imaginário europeu desde há séculos. Em Portugal existem 12 espécies diferentes, nem sempre fáceis de identificar. Requer em geral um solo algo húmido e sombra parcial para se obterem os melhores resultados no seu cultivo, também se multiplica facilmente por semente. 

Estas duas plantas pertencem à Família Boraginaceae, a maioria dos membros desta família possui folhas com pelos e um carácter algo áspero ao tacto.  Outra característica interessante é que em algumas espécies, as flores mudam de cor de vermelho (rosa) para azul à medida que envelhecem. 





http://www.flora-on.pt/#/6myosotis
http://dias-com-arvores.blogspot.pt/2010/12/nao-me-esquecas-das-orelhas.html

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares