Jardineiros Famosos: Jacques Wirtz.

Sebe de buxo no jardim da sua casa, em Antuérpia.

























Jacques Wirtz (n.1924) é um jardineiro belga nascido em Schoten, um subúrbio de Antuérpia. Estudou arquitectura paisagista na escola de horticultura em Vilvoorde. Mais tarde foi forçado a trabalhar numa creche na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. 
Em 1950, começou o seu próprio negócio, como designer de jardins e arquitecto paisagista, sendo que actualmente a sua firma é o maior atelier de projecto paisagístico na Bélgica.

Wirtz é particularmente conhecido pelo uso de sebes perenes cortadas de modo a criar o efeito ondulante de "nuvens", desenvolvendo uma arquitectura verde que dura todo o ano, juntamente com uma paleta reciclável de plantio herbáceo. 

Ele veio a ter maior reconhecimento público depois de ter sido contratado para projectar o jardim para o pavilhão belga da Expo'70 em Osaka. Mas, a sua maior comissão pública foi talvez o redesenhar do Jardin du Carrousel, em Paris, um projecto de longa duração que se iniciou em 1990 e foi concluído apenas em 2004. Wirtz tem projectos de jardins um pouco por toda a Europa.

Jacques Wirtz recebeu a Medalha de Ouro da Academia Real Flamenga da Bélgica para Ciências e Artes em 2006



Credito fotográfico: http://www.niwaki.com/blog/2009/10/24/jacques-wirtz-garden/
http://en.wikipedia.org/wiki/Jacques_Wirtz
http://www.nytimes.com/2004/05/16/magazine/the-constant-gardener.html

Comentários

Mensagens populares