Casa das Borboletas.





























São imagens do Borboletário do Jardim botânico de Lisboa.  Vários canteiros com plantas diferentes formam o jardim, cada planta está programada para ser o alimento de uma das 24 lagartas de borboletas que o jardim foi pensado para ter. Neste momento o laboratório tem dez espécies de Lepidoptera (a Ordem de insectos a que pertence as borboletas). Existem plantas melhores que outras para atrair as borboletas a um qualquer jardim, mas em geral as preferidas são flores simples com néctar facilmente acessível, mais que os cultivares de flores dobradas que tornam difícil a sua recolha.

Algumas plantas nectaríferas incluem a Budleia , conhecida como arbusto das borboletas; Malmequeres silvestres; couves para a borboleta branca das couves; Arruda para a borboleta Cauda-de-andorinha; Sardinheiras, Medronheiro, Urtigas ou erva das paredes para a borboleta Almirante-vermelho. Outras plantas que encontrei no Borboletário incluem a violeta de cheiro, o funcho comum e as prímulas.

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1327871

Comentários

  1. Adoro ir ao borboletário. Este ano ainda não lá fui... estou em dívida!!
    Uma boa equipa dedicada e com bons projectos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé, Agora acho que é uma das melhores alturas para visitar as borboletas. Quanto às aquilegias fiquei contente com o facto de terem germinado, não estava muito confiante. Este ano também nasceram muitas no meu jardim!
      As ultimas noticias que tenho dos verbascum não são muito animadoras, plantei as sementes e germinaram bem, mas decidi transferir para uns vasos maiores e separei as plantulas, infelizmente elas não gostaram nada e a maioria morreu, tenho uma única. Mas como ha mais sementes ainda vou a tempo de semear este ano novamente, desta vez individualmente. Abraço!

      Eliminar
  2. Would these be the butterflies that would be on the plants in your garden? Cape Town has 'Butterfly World' but sadly they have exotic tropical butterflies. Large and colourful, but not useful to a wildlife gardener.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diana, the main purpose is the conservation of our native butterflies, but unfortunately these are often more difficult to breed in captivity. There are also some exotic butterflies, like the monarch, perhaps to attract more visitors and because they are easier.

      Eliminar
  3. Quando há uns anos visitei em Lisboa a exposição relativa ao Darwin, também visitei o jardim botânico e o seu borboletário. Foi para mim uma agradável surpresa.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lembro-me bem dessa exposição, tb visitei...nessa altura o borboletário estava a funcionar em pleno. Penso que agora está a meio gás, não tenho a certeza mas acho que a parte de investigação sofreu grandes cortes. De qualquer forma vale a pena a visita.

      Eliminar
  4. Olá James!
    Infelizmente ainda não conheço esse borboletário, mas tenho estado em contacto com eles via net.
    Temos de falar, acho que estou em condições de te enviar sementes e bolbos, entre elas, sementes do Echinops ritro.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zé,
      que fixe! O Echinops é uma planta que quero ter há muito tempo. Podemos combinar por mail se quiseres: jaime.eusebio(arroba) gmail. com
      Um abraço!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares