Tapada das Necessidades.

Alameda de lodãos.
Estufa circular em ruínas.

Zona de piqueniques.

Palácio das Necessidades.

Pormenor da fonte em forma de obelisco.

Bosque da tapada.







Há dias decidi passar pela tapada das necessidades, que ainda não conhecia. Tinham-me dito que era muito bonito, mas também já sabia que não se encontrava nas melhores condições, mas nada me fazia crer que o estado em que tudo se encontrava era o total abandono! Ainda estou em choque, aquele que já foi um parque Real, é neste momento uma vergonha nacional! 

Podia ser apontado um extenso rol de problemas em termos de plantação e falta de cuidado com o jardim em si, mas o que estamos aqui a falar, é de um estado de ruína quase total dos pavilhões e estufas, em particular, a lindíssima estufa circular (séc. XIX), com cúpula de ferro e vidro. Já para não falar do vandalismo, incluindo grafitis e tags. 

Como sempre acabo por incluir apenas as fotos mais optimistas, aquelas que de certa forma escondem o que está mal. Mas quem desce a encosta da tapada desde a entrada da rua do Borja até à frente do palácio, vai se deparar também com bonitos recantos, árvores de grande porte, e muita vegetação exótica (para quem gosta, eu já me fartei!). 

O melhor desta visita acaba por ser a vista que temos sobre o Tejo e da ponte 25 de Abril, a partir do miradouro da frente do palácio, em particular há que destacar a lindíssima fonte ali existente, que inclui excelente trabalho de estatuária.

Comentários

  1. Eu li sobre esse jardim antes de eu viajou para Lisboa. Suas fotos torná-la interessante em seu abandono. Agora eu gostaria de ter visto isso por mim mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Jordan, é um jardim com muito potencial, mas infelizmente quase ninguém o visita e esta quase ao abandono total por parte das autoridades. Penso que existe falta de dinheiro e vontade politica para o restaurar. Embora o palácio em si esteja bem cuidado, o jardim precisa de obras urgentes!

    ResponderEliminar
  3. Olá, é uma tristeza a forma como está a Tapada das Necessidades, esperemos que haja rapidamente vontade politica para a recuperar. Gostei muito do seu blogue, parabéns pelo excelente trabalho, fiquei fã. Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa, muito obrigado pelas suas palavras. Queria tb dar-lhe os parabéns pelo seu Livro, foi com alguma surpresa que o vi nas prateleiras, já que o panorama nacional no que respeita à jardinagem é tão pobre, é bom de vez em quando termos umas surpresas assim.
      O meu blog tenta mostrar os jardins nacionais, mas também chamar atenção para os nossos jardins que tem muita tendência apenas às plantas exóticas. A tendência nos outros países é exactamente o contrario. cada vez mais se usa as autóctones e as plantas de clima temperado. Todas as plantas que se usa em Inglaterra, por exemplo, podem ser usadas em Portugal, e com excelentes resultados. apenas se tem que adaptar ligeiramente, ter mais atenção à rega, escolher locais menos expostos. sendo que época de floração acontece de forma mais rápida! É ver, por exemplo, os jardins de Ingleses que vivem em Portugal, e a surpresa de plantas que eles cultivam de forma exuberante, e que entre nós são praticamente desconhecidas. Plantas como os Heleborus, Verbena bonariensis, Eryngium, as Equinaceas e rudebekias, ou mesmo as clematis tão típicas de jardins ingleses e europeus, podem ser cultivadas cá e com bons resultados, eu próprio tenho feito essa descoberta. O que acontece é que os Portugueses não tem a mesma paixão por jardins e dedicam muito pouco tempo à jardinagem.

      Quanto à tapada, quase tudo já foi dito...quando não há vontade politica, pouco se pode fazer. Aguardemos que melhores dias cheguem.

      Abraço



      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares