Echinops ritro


Este foi o primeiro ano em que experimentei esta planta, já sabia que era bonita, e é muito usada em Inglaterra, mas tê-la no meu próprio jardim foi algo completamente magico. A verdade é que quase não é usada em Portugal, mas é muito fácil de cultivar aparentemente. Este ano tive grandes baixas no meu jardim porque tanto eu como a minha mãe estivemos bastante tempo afastados de casa, isso significou quase nenhumas regas durante o calor de Julho, sendo os resultados verdadeiramente decepcionantes. Perdi quase todas as minhas echinaceas e até outras plantas, supostamente resistentes à seca. 

Mas o jardim é assim mesmo, necessita de cuidados quase diários e não nos podemos culpar quando os resultados não são os esperados, até porque logo nos dá outras alegrias, que compensam as perdas, este ano foram os Echinops, cujo o azul das flores combina muito bem com outras flores de Agosto como os coreopsis, Os Echinops fizeram o Verão deste ano!

Comentários

  1. Olá Jaime. Parabéns pelo Echinops :) Mesmo sem rega nenhuma aguentou-se bem? Também estou a pensar usar essa planta no meu jardim

    Quanto às Echinacea purpurea hás de experimentar utilizá-las na meia sombra em vez de sol pleno. Segundo o Cassian Schmidt dos Hermannshof gardens a E. purpurea é a única das espécies de Echinacea que no estado silvestre não é encontrada em sol pleno. Não é uma planta verdadeiramente das pradarias ao contrário do que se pensa, mas cresce mais em situações de sombra parcial, ocupando faixas de orlas de bosque. É relativamente resistente à secura mas não à do nosso clima mediterrânico. Em situações de maiores latitudes como em Inglaterra é normal que a consigam cultivar com maior sucesso em sol pleno.

    A parte boa é que se tivermos sítios com alguma sombra no jardim, quer seja um muro voltado a norte/este ou sombra de algumas árvores se calhar conseguimos cultivar com sucesso plantas que não estávamos à espera. Se calhar até ficam mais verdes e florescem por mais tempo. O mesmo se aplica a muitas outras plantas que nos países do norte cultivam só em sol pleno mas na realidade toleram meia-sombra. Normalmente são plantas que no estado silvestre crescem por vezes em orlas. Os Phlomis e os Echinops são bons exemplos mais há muitos mais.

    abraço
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cena aqui é que as minhas plantas estiveram mais de 15 dias sem água numa onda de calor de Julho que está entre as maiores desde que há registo. As que estavam mais expostas ao sol morreram, e nós fomos ingénuos de pensar que não havia de ser nada... mas a nossa ausência coincidiu com a vaga de calor. Normalmente temos muito agua disponível e a minha mãe costuma regar, por isso até hoje não tinha tido grandes problemas no Verão. As echinaceas deram-se muito bem no Verão passado, sem problemas de maior. Mas este ano apenas uma sobreviveu, precisamente a que tínhamos mais à sombra. Mas a perda que mais sinto foram as Anemonas japonica, já os Echinops, achileas e Perovskia parece que nem notaram, devem ser de origem de terreno seco. Qual tem sido a tua experiência das echinaceas com a seca? Para o ano teremos que investir possivelmente num sistema de rega gota-a-gota.

      Abraço!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares