O Meu top-10 de bolbos de Primavera.

Narciso sp. / Narcissus triandros "thalia"
1 . Narciso sp. estes narcisos não podem faltar num jardim português que se prese, são simplesmente lindíssimos, e anunciam a primavera, os da foto estão no meu jardim, e a cada ano que passa são mais, precisão de ser divididos ao fim de uns anos se se quer continuar a ter flores em abundância, mas em geral são extremamente fáceis de cuidar. Iniciam floração em meados de Fevereiro até Março dependendo das regiões do país.
2. Narcissus triandrus "thalia", a Narcissus triandrus é originaria da flora nacional mas este é um cultivar hibridizado no Reino Unido, são especialmente bonitos e nem sempre fáceis de encontrar à venda em Portugal. só os encontram em casas especializadas em sementes e bolbos. São fáceis de cultivar em Portugal como qualquer narciso. Um solo normal com boa drenagem, sem ser à sombra.

Crocus sp / Tulipa "Darwin"
3. Crocus sp. : estes pequenos bolbos são talvez os primeiros a florir mesmo no final do Inverno/inicio da Primavera. São fáceis de cultivar, necessitando apenas de um solo bem drenado, sendo o melhor sitio para os plantar, debaixo da copa de árvores de folha caduca. Especial atenção deve ser tomada em zonas com animais selvagens, já que as toupeiras e os ratos adoram comer estes bolbos, são uma espécie de iguaria de inverno, à qual não irão resistir. Os da foto são do meu jardim, em flor em Fevereiro passado. 
4. Tulipa. As tulipas "Darwin" são as que têm tido melhores resultados no meu jardim, por isso mesmo são as que eu aqui apresento, mas existe um sem numero de variedades que se pode experimentar. As tulipas podem ser algo difíceis de cultivar em Portugal, mas com algumas regras básicas conseguem-se bons resultados. Nunca faça refrigeração de tulipas! No clima português não é necessário, e esses bolbos depois de refrigerados não voltam a florir! Boa drenagem, alguma sombra, terra calcaria algo arenosa, mas  fértil , são alguns dos ingredientes do sucesso.

 Jacinto / Narcissus papyraceus


5. Jacinto-de-jardim. Um clássico da Primavera, com flores muito vistosas e muito fácil de cultivar. No entanto a flor tende a ser menos exuberante com o passar dos anos. Coloque-os numa área do jardim com boa drenagem e com solo leve, use vários bolbos da mesma cor em aglomerado, tende a florir mais e o efeito é mais apelativo. Os da foto são do jardim botanico de Colónia na Alemanha, foto de 2011. 
6. Narcissus papyraceus. Outra planta autóctone que não deveria faltar nos nossos jardins , extremamente atraente e com uma fragrância agradável, dão-se bem em quase todo o tipo de solo, desde que bem drenado. Tende a multiplicar-se rapidamente. Os da foto estão no jardim botânico de Lisboa. 

Muscari / Iris holandica 
7. Muscari. Outro bolbo muito especial, que é igualmente muito fácil de cultivar entre nos é o Muscari armeniacum, as suas pequenas flores azuis formam um excelente contraste com o amarelo dos narcisos. Requer um solo bem drenado e solto. Existe outra espécie do género Muscari na nossa flora, mas não tão ornamental quanto esta. 

8. Íris-holandês, uma das plantas mais bonitas do meu jardim  É muito fácil de se estabelecer e forma rapidamente um conjunto interessante, convém no entanto plantar os bolbos no em grupos de 5 a 7 unidades, já que isto favorece a floração. Para já é o melhor dos meus Íris, e tenho-o em vários pontos do jardim. 

Leucojum / Scilla peruviana














9Leucojum ou floco-de-neve. Não confundir esta planta com a gota-de-neve (género Galanthus), planta algo difícil de cultivar no nosso país, o Leucojum floresce mais tarde em plena primavera e é muito fácil de se estabelecer no clima de rusticidade Z8, Z9 e Z10. As suas campainhas brancas são fantásticas na altura da Primavera, sendo um parente dos comuns narcisos e existem até espécies autóctones da flora nacional. Aliás, estas espécies são objecto de coleccionadores por essa Europa fora, que os cultivam como planta alpina.

10. Scilla peruviana, trata-se de outra planta obrigatória nos Jardins nacionais, para alem de lindíssimas flores azuis é igualmente fácil de cultivar, tratando-se de uma planta autóctone, são só vantagens e não se entende porque não há mais nos jardins deste país. 

As próximas duas semanas, eu diria que são decisivas para quem ainda não plantou os bolbos desde ano, mas se for plantar tulipas ainda vai muito a tempo sendo até aconselhada a sua plantação quando a terra já se encontra fria. Quanto aos outros bolbos todos, embora sendo já um pouco tarde, é ainda possível plantar, com floração garantida na Primavera!

Comentários

  1. Plantei 3 sacos de narcisos este ano, os meus são dos amarelos. Já os meti à terra em Outubro, na Primavera vai se ver o resultado! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Plantei pouca coisa nova este ano, mas dividi muito dos meus narcisos e obtive muitos bolbos novos grátis! ;)

      Eliminar
  2. I'm going to look for the floco-de neve, they look lovely.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Not easy to find on shops here in Portugal, but it's a rather lovely plant, sure deserves a spot on our spring gardens!
      May you have a Happy new year Jackie!

      Eliminar
  3. Olá Jaime. Excelente selecção de bolbos. Eu plantei uma série de Crocus e Narcissus este ano. Experimentei também umas espécies novas para mim (Amaryllis e penso que um Lilium candidum), mas aquelas que pelas quais estou mais ansioso para ver o resultado são a Tulipa turkestanica, a Fritillaria imperialis e o Eremurus himalaicus. :)

    Já agora, mudei o meu blog para o tumblr: http://www.tumblr.com/blog/pedrotrindadelandscape e estou a preparar uns posts com fotos da minha estadia na Alemanha.
    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Pedro, Obrigado pelo comentário,sempre interessante. A Tulipa turkestanica foi uma excelente escolha, é das espécies de tulipas que melhor se adapta ao nosso clima e torna-se perene. As fritilarias são uma paixão minha, mas infelizmente ainda não tenho nenhuma no jardim..temos uma espécie autóctone e conheço quem cultive as imperialis, por isso não há razões para que não resulte..
      Passarei com certeza pelo teu tumblr, curioso para ver coisas lá da Alemanha;)
      Abraço, bom 2014!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares