Início de Março no Botânico.

Magnólia 
Borago officinalis


Allium neapolitanum



Mais uma magnólia de folha caduca que descobri no jardim botânico de Lisboa. Ao contrario do Norte de Portugal onde se encontram com abundância, Lisboa não é terra de Magnólias. Refiro-me claro, às de folha caduca, já que as magnólias de folha perene, como Magnolia grandiflora toleram melhor os solos calcários e mais pobres, sendo por isso mais frequentes no sul do país. 

Os exemplares de folha caduca como Magnolia x soulangeana ou Magnolia stellata e seus híbridos, necessitam de um solo mais fresco e ácido, condições nem sempre fáceis de proporcionar (embora Magnolia stellata consiga tolerar solos neutros ou pouco alcalinos desde que fresco e rico). Nesta altura do ano, as magnólias de folha caduca  já estão a acabar a sua  profusa floração, mas quem conhece esta árvore, sabe que uma magnólia em flor, é uma imagem que irá perdurar para o resto do ano...

A segunda planta é a Borago oficinalis, a famosa borregem, que pertence à família Boraginaceae. Acho-a bastante ornamental, mas não é por isso que é conhecida, mas antes pelas suas propriedades medicinais, sobre as quais pouco ou nada sei. Enquanto planta de jardim é verdadeiramente interessante, sendo que as suas flores azuis em forma de estrela não passam despercebidas.

Por ultimo, temos Allium neapolitanum, espécie muito interessante e também ela muito ornamental, aliás, já amplamente cultivada como planta de jardim em vários países. Em Portugal, é autóctone, podendo ser encontrada em bermas de caminhos, prados húmidos e margens de linhas de água. 

http://www.flora-on.pt/#/73jHp

Comentários

  1. Respostas
    1. Thank you Claus, it´s beautiful indeed...the garden has lots of mature trees from all over the world.
      Best regards...

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares