Jardim Botânico de Kew: o "Rock Garden"

Plantas da América do Norte
Plantas da América do Norte e "bog garden"  
Narcissus fernandesii, endémico de Portugal
Iberis saxatilis, endémico da Península Ibérica
Galanthus nivalis
Erodium trifolium e a casa das alpinas ao fundo
Chamaerops humilis
Plantas das montanhas mediterrâneas
Euphorbia
Tulipa sylvestris
Anemone hortensis
Primula vulgaris
Crocus "Orange Monarch"
Vista geral do jardim
Entrada no jardim rochoso
Vista do jardim para sul
Plantas da Nova Zelândia e Austrália
Plantas do continente asiático
O "Rock Garden" ou "Jardim Rochoso" em português, foi construído em Kew precisamente durante a febre deste tipo de jardins na Grã-Bretanha, em 1882. O jardim inicial foi baseado num habitat rochoso dos Pirenéus, mas desde então sofreu sucessivas alterações e ampliações, sendo que o que temos hoje é um jardim que vai alternando entre cinco habitats principais: montanhas da Europa; montanhas do Sul da Europa e Norte de África; montanhas asiáticas; Montanhas da Austrália e Nova Zelândia e por fim a América do Norte. 

Não foi a minha primeira vez neste tipo de jardins já que na Alemanha existem muitos e bons exemplos de "Rock Gardens", os quais tive a sorte de poder visitar em 2011, em particular destaco o magnifico jardim rochoso do botânico de Munique. Kew não desilude quando comparado com os "Rock Gardens" que conhecia, sobretudo pelo desenho e dimensão. Mas, alguns amigos próximos apontaram a falta de um efeito mais escarpado na estrutura do jardim. 

A época do ano não foi a melhor para visitar este jardim, dado que é na Primavera que os "rock gardens" realmente se destacam. Mas eu tinha que o ver, e mesmo com pouco tempo disponível para visitar Kew, escolhi este jardim como o primeiro entre muitos outros. 
  

Comentários

  1. Líndissimo e sim seria muito difícil fazer a manutenção com um design mais naturalista, este permite haver uma manutenção mais simplificada, imagine-se que com o tamanho de Kew não haja possibilidade nem mão de obra para mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, questões práticas como essa acho que são sempre coisas que o jardim deve ter em conta, neste caso deve ter imposto limitações ao desenho do Rock garden. Ainda assim o resultado final continua a ser muito bem, na minha opinião.

      Eliminar
  2. Já aí estive várias vezes e é sempre uma delícia recordar!! Que saudades!
    Tens que voltar na primavera!! :-D Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero voltar na Primavera sim Zé, este é mais um dos jardins que deve ganhar muito com o avançar da estação. Cada vez com mais diversidade e cor. Abraço!

      Eliminar
  3. Conheço bem os Kew Gardens, é um jardim magnifico, mas impossível conhecer de uma só vez. É enorme!! Espanta-me haver tantos bolbos em flor já em Janeiro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Inverno foi muito ameno mesmo em terras britânicas, daí que muita coisa entrou em floração bastante mais cedo.

      Eliminar
  4. The Grass Garden is at its best at this time of year, when the feathery seed heads catching the winter sunlight.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I've made a post about the grass garden right after this one. The grasses are amazing in winter time, I took some good photos!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares