Gemas de Outono

 Acis autumnalis

 Acis autumnalis

Sternberguia lutea

Cyclamen hederifolium 
                                                                   
Cyclamen hederifolium 
                        
Cyclamen hederifolium

Crocus serotinus
               

Procurei pelas gemas de Outono numa tarde de Novembro, e lá as encontrei, em diversos sítios, nalguns inesperados até. 

Acis autumnalis: encontrei-a em habitat natural, formando uma colónia de tamanho considerável. São belas e frágeis, mas resilientes. Os órgãos de renovo são bolbos que se adaptam a uma variedade grande de substratos e não temem a secura. Embora, de tamanho diminuto, acrescentam beleza e interesse ao jardim mediterrânico nesta altura do ano. 

Cyclamen hederifolium: aqui em fotos no meu jardim, trata-se na verdade de um cormo com origem em bosques da região mediterrânea oriental, tem a particularidade de apresentar a sua floração antes de se desenvolverem as folhas. As fotos falam por si no que toca à beleza desta planta, sobretudo numa altura em que as folhas vão revelando belos padrões que se destacam em zonas de sobra no jardim. 

Crocus serotinus subsp. serotinus: trata-se de mais uma bela bolbosa de floração outonal e aparece nesta altura do ano em áreas de terreno rochosos, na margem de bosques ou em pastagens, sempre em zonas bem drenadas, mas com alguma sombra: encontrei bastantes em vertentes viradas a norte. 

Sternbergia lutea: aqui no meu jardim, trata-se de uma bela aquisição para abrilhantar o jardim de outono, sendo sobretudo interessante em jardins rochosos ou de alpinas. Tem origem no mediterraneo, muito comum na Grécia por exemplo, é adequado para zonas bem drenadas e aguenta bem a secura, embora aprecie alguma humidade na época de crescimento. 

Outras planta interessantes de floração outonal da nossa flora incluem a Colchicum lusitanum e a Merendera montana, vale a pena dar uma vista de olhos a estas espécies. 

Outono  no Parque Rei D. Carlos, nas Caldas da Rainha

Comentários

  1. Those Cyclamen leaves are truly magnificent!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Indeed Diana, I think Cyclamen hederifolium might be one of the most interesting cyclamen there is.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares