Final de Janeiro na Helleborus' walk

                                                                                                                                                                                                           Despertar de Leucojum aestivum

Janeiro poderia ser um mês quase sem historia no meu jardim, não fossem as Helleborus a reinventar cada dia um novo conceito de Janeiro: são estas plantas que transformam os canteiros de Inverno num anuncio constante de Primavera, que se prolonga pelos meses mais escuros, até ao romper do mês de Março. E as Helleborus fazem historia desde o início, começa logo pela forma como se apresentam: languidamente surgido da terra, como se dela se arrastassem para a sua existência terrena e uma vez achadas entre as demais plantas, não perdessem tempo para se fazerem notar.  Esta historia de sedução botânica fez-se sobretudo pela selecção de híbridos da espécie Helleborus orientalis, planta originaria da Turquia e Grécia, que foi amplamente cruzada até surgir, hoje em dia, uma vastíssima selecção de formas e cores às quais é difícil ficar indiferente.

Leucojum aestivum / Galanthus elwesii / Helleborus 'White Spoted Lady'

 Seedling pela primeira vez em flor ao fim de 4 anos

Duas formas de Galanthus elwesii

Geranium e Galanthus elwesii

Canteiro na Helleborus' walk com Helleborus 'Shades of Nigh' e 'Spring Promisse'

Helleborus x hybridus e Primula vulgaris, 

 'Kew's Purple' / 'Harvington Yellow Speckled' / 'Merlin' / Harvington Double Purple'

Helleborus 'Yellow Lady'

 Cyclamen hederifolium com Helleborus 'Harvington Double Purple'

Janeiro na Helleborus' Walk

As Helleborus destacam-se ainda mais se forem acompanhadas pelas plantas certas e eu tenho as plantas de companhia na maior das contas: dou-lhes tanta ou mais atenção que aos Helleborus, é que muitas delas são até de cultivo mais difícil do que o dos próprios Helleborus. Em geral, escolho uma série de plantas de floração vernal e mesmo algumas que florem mais para o Verão. Em Janeiro,  são as Leucojum e as Galanthus das que mais brilham no meio da plantação - as suas cores brancas combinam bem com os dias mais cinzentos e fazem boa associação com as Helleborus de cores claras, mas também combinam bem com as folhas de outras plantas da Helleborus' walk, como os Lamium maculatum, Arum italicum ou Cyclamen hederifolium.  Outra boa planta de companhia que faz falta entre os Helleborus é a Viola odorata, pequena planta laboriosa que começa exactamente em Janeiro a florir e que depois se prolonga Primavera adentro. 

Comentários

  1. Hellebores are a lovely selection of colours, especially carpeted with those variegated Cyclamen leaves.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Indeed Diana, Cyclamen hederifolium leaves are special. Those patterns are very unique and provide a nice ground cover while the Helleborus are just starting and still lots of other bulbs are not out yet. And it is a very good Cyclamen for aor climate!

      Eliminar
  2. Que fotografias bonitas! O jardim está com excelente aspeto! Fico a aguardar mais post para ver o desenrolar nos próximos meses. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Gonçalo, sim de facto os Helleborus e esta zona do jardim está a resultar bastante bem. Mas nem tudo são rosas, perdi algumas plantas devido à actividade de toupeiras, tenho que colocar algum tipo de protecção, pois elas estragam muito. Vamos ver como resulta.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares