A época dos bolbos

Época dos bolbos no meu jardim: 1. Narcissus x tezetta, 2. Leucojum aestivum, 3.N. 'Fortune',4. N.'Dutch Master'; 5. N.'Patagonia'. 6. N. 'Tête-a-Tête'; 7. N. bulbocodium obesus; 8. Muscari neglectum; 9. N. 'British Gamble'. 10. N. 'Hawera', 11. Fritillaria uva-vulpis., 12. N. triandrus 'Thalia'.

Os bolbos de jardim podem ser ou não os mesmos que crescem na serra ou no prado selvagem, num lameiro ou num outeiro longínquo. Podem ou não florir na mesma altura em cultivo ou na natureza, mas todos os bolbos merecem um lugar no jardim quer sejam eles espécie ou cultivar. O que realmente os diferencia é "apenas" a mão do homem a interferir no que a natureza criou. A Selecção de formas pelo cruzamento de variadas espécies espontâneas, levou ao aparecimento de inúmeros híbridos de jardim que tantas vezes partilham o palco primaveril num qualquer canteiro com as espécies originais. Entretanto, o termo bolbo para o jardineiro tem um significado mais abrangente do que aquele quem vem nos livros de texto de Botânica, porque engloba outros órgãos de renovo para além do bolbo, incluindo cormos; rizomas e mesmo tubérculos. A chamada época dos "Bolbos" pode ser estendida quase pelo ano inteiro, mas aqui refiro-me mais aqueles que florescem num tempo de Primavera - tendo então início em Fevereiro ou mesmo Janeiro, dependendo dos anos. 

Geralmente um dos primeiros a aparecer são os híbridos de Narcissus tazetta, formas ligeiramente diferentes do original, sendo mais robusta ou com perfume mais acentuado, as cores são também mais diversificadas. O Narcissus tazetta em si é ligeiramente mais simples. Embora possa aparecer um pouco por todo o país, é considerado como planta introduzida, quem sabe ainda nos tempos da antiguidade clássica. Acredita-se que este narciso tenha  escapado de jardim e acabou por se naturalizar no nossos campos, permanecendo por vezes perto de zonas habitadas, a credibilizar a teoria de introdução. 

Em geral as variedades feitas pelo homem com a matéria prima disponível em meio natural, são versões supostamente mais vistosas, com melhor cor ou com um tamanho maior - ou seja, com algum tipo de "melhoramento" introduzido. Mas, eu acho que as melhores bolbosas são mesmo as criadas pela natureza, como comparar o incomparável? Narcissus vistosos como o N. 'Ice folies' podem cativar grande atenção e levar mesmo o menos conhecedor a apaixonar-se por este género, mas nada se compara à doçura de um N. bulbocodium ou à elegância discreta do Narcissus fernandesii. N. bulbocodium e N. fernandesii são os dois espécies autóctones,  o primeiro talvez o mais comum narcisos em Portugal e o outro, o menos comum de todos.  Na verdade o N. fernandesii está em forte perigo de extinção. Mas, apenas a extinção no território nacional está em causa, pois Kew Gardens tratou já da sua conservação ex situ, existindo neste jardim centenas de exemplares em floração, nomeadamente no jardim de rochas, como foi possível comprovar por mim na Primavera de 2017. 

No meu jardim a época dos bolbos de Primavera termina com Fritilaria meleagrisNarcissus 'Thalia' lá para Abril e o Narcissus poeticus var. recurvus quase já em Maio. Poderia falar de muitas outras bolbosas que animam esta época, mas o narciso por ser uma planta emblemática, tanto da nossa flora, como em alguns dos nossos jardins, merece ser destacado como ex libris desta época dos bolbos. 


 Narcissus tazetta var. tazetta (Fevereiro 2019)

 Narcissus bulbocodium em Caldas da Rainha (Fevereiro 2019)
                                                                     
 Narcissus bulbocodium var. obesus em Fevereiro

 Narcissus Fernandesii (Syn. N. flavus) em Kew (Março de 2017)

 Um classico de jardim, o Narcissus 'Ice follies' em Fevereiro de 2019 


http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/rn2000/resource/doc/rn-plan-set/flora/narc-fernand

Comentários

  1. Definitely species bulbs, not horticultural horrors for me.
    Double flowers lose the stamens and the pollen and the wildlife value.
    Wild freesias are (mostly) small, white and very fragrant - not in alarming wax crayon COLOURS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I think the same Diana. I love the species bulbs, and the wild Narcissi are much better than the garden hybrids. Color wise too, I don't like the really bright, in your face, ones.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares