O Valor da Primavera

O jardim no início de Março 

Março, que mais uma vez irrompe em vida, parece que este ano veio mais depressa - quase sem darmos por isso, já estamos a meio de Março... E Março é sempre a Primavera que desponta, embora esta se tenha feito estranha, porque mais quente e seca que o habitual. Mas, como sempre, Março não deixa de tecer a mais bela das estações do ano: porque Março faz do jardim um sítio de emoções, por ser impossível não as sentir enquanto se percorre os caminhos por entre as diferentes secções e canteiros. E o centro de muitas das emoções vernais no meu jardim está concentrado na Helleborus' Walk, onde alguns dos meu Helleborus x hybridus tomam a primazia dos canteiros, juntamente com as magnificas Primulas acaulis (syn. P. vulgaris); a bela Primula veris ou as desejadas Scilla siberica; os múltiplos Narcissus, mas também Geranium machrorrizumCyclamen coum e Omphalodes verna. Outra área do jardim que brilha mais nesta altura do ano do que em qualquer outra, é precisamente a zona de plantas alpinas, que basicamente se concentra em recipientes de pedra logo à entrada do jardim. E nesta área temos as imperdíveis Tulipa saxatilis; as Muscari e Crocus, entre outras mas, também alguns pequenos bolbos da flora nacional, como Rumulea; Narcissus bulbocodium ou Scilla monophyllos.
As imagens falam por si no que diz respeito ao valor da Primavera e  a única coisa que há a fazer, se possível, é abraçar o tempo primaveril e visitar o melhor jardim que conseguirem.


 Helleborus' walk

 Helleborus x hybridus 'Harvington Red'

 Leucojum aestivum e Narcissus "Fortune"

 Primula vulgaris (syn. P. acaulis) e vários Helleborus x hybridus 

Fritilaria uva-vulpis

Os últimos Galanthus nivalis deste ano

Galanthus nivalis

 Helleborus foetidus
 Romulea bulbocodium / Muscari armeniacum / Scilla monophyllos / Muscari neglectum / Puschkinia libanotica / Ipheion 'Wisley Blue'

Narcissus bulbucodium var. obesus
                                                                             
Scilla monophyllos (vários bolbos agregados)

Crocus sp
 Helleborus' walk

Helleborus 'Shades of Night', Primula veris, Cyclamen coum,  Primula vulgaris, Helleborus 'Conny'

Helleborus 'Shades of Night' em primeiro plano na Helleborus' Walk

 Helleborus x hybrius 'Shades of Night'

 Muscari e Crocus tommasinianus

 Pulsatilla vulgaris var. rubra prestes a abrir

 Tulipa saxatilis no área de Alpinas

Aspecto da Helleborus' Walk em Março

Jardim de Primavera em Março

Helleborus, Narcissus, Primula, Viola, Heuchera, Cyclamen

 Scilla siberica

 Helleborus, Viola, Heuchera, Lamium, Omphalodes, Cyclamen, Primula

 Canteiro no Spring Garden

 Plantação na Helleborus' Wlak


 Aspecto da Helleborus' Walk no início de Março

Crocus vernus

Helleborus 'Yellow Lady', Crocus vernus, Primula acaulis
Crocus, Cyclamen, Primula e Helleborus

 Omphalodes verna, cyclamen coum, Ranunculus ficaria ' Brazen Hussy' e Primula veris em primeiro plano

 Helleborus niger

Helleborus x hybridus: 'Conny' / 'Double Ellen White' / 'Double Ellen' /  'White lady'

Primula vulgaris, Primula veris, Ranunculus ficaria' Brazen Hussy', Narcissus 'Tete-a-tete'

 Aspecto do roseiral em Março

 Helleborus 'Harvington Yellow Speckled', Primula veris. Primula vulgaris, Helleborus 'Conny' e Geranium machrorrhizum

É complexo avaliar o valor de uma Primavera - se pegamos pelo numero de flores, se pela afluência de aves ao jardim, ou mesmo se se pode contabilizar o numero de rebentos nas árvores e arbustos? Mas, para mim a relevância da Primavera é medida por uma grandeza muito particular: o numero de novas vivazes que despontam. Isto porque Março é realmente o tempo em que as texturas das vivazes se começam a reorganizar. É sempre revitalizante ver as novas folhagens surgirem viçosas e estabelecendo rapidamente justaposições de interesse nos diversos canteiros. O aparecimento das primeiras folhagens das plantas perenes reveste-se de particular importância, quando nesta altura, essas mesmas texturas vêm complementar o show de flores das bolbosas e das vivazes de floração vernal.

É neste mês também que um bom solo começa a mostrar o seu valor: como o trabalho anterior para melhorar o solo se começa a fazer notar exactamente agora, enquanto o jardim desperta. Fica mais evidente durante a Primavera que o incorporar de matéria orgânica, torna todo sistema mais benigno e recompensador. Outro trabalho importante é o mulching, que tem em Março o ultimo mês ainda possível para o fazer, antes do desenvolvimento vegetativo tornar a tarefa verdadeiramente mais complexa ou mesmo impossível. E o mulching consiste basicamente na deposição de uma boa camada de material orgânico no topo do solo existente e em redor da base das plantas. Este acrescento orgânico sobre a matriz do solo vai permitir ao canteiro aguentar melhor os rigores do Verão, retendo mais humidade e mantendo-se mais fresco. Eu não gosto de alimentar as plantas directamente com adubo, a não ser que seja realmente necessário, prefiro antes alimentar o solo, que depois de bem nutrido e saudável vai permitir a alimentação correcta da plantação.  

Mas, por mais que queiramos dar o melhor, existem sempre alguns factores que não controlamos: o facto de eu ter toupeiras no jardim tem se revelado particularmente destrutivo - fazem túneis sistematicamente onde a terra é mais solta e com muito afinco revolvem todos os canteiros sem excepção, desenraizando as vivazes ou trazendo as bolbosas à superfície. Um verdadeiro problema de difícil resolução que vai exigir tomar outras medidas, como a criação de gaiolas de rede para proteger as plantas no subsolo. É que mesmo depois dos túneis estarem feitos, são usados por outros roedores para acederem aos bolbos de tulipas; lírios e íris, entre outras. As toupeiras não os comem, mas são devorados por pequenos ratos. Enfim, um problema a resolver nos próximos tempos. 

Comentários

  1. Oh wow - especially that delicately striped crocus!
    I think my leaves might be Leucojum aestivum. And probably needing more sun - will bring the pots forward.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leucojum aestivum will work really well in you climate too Diana, it's a nice bulb for the mediterranean gardens and it will stay in flower for weeks and weeks during sping...

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares