Plant of the year award 2019

Nepeta 'Six Hills Giant' no jardim das rosas em Junho de 2019 

Nepeta 'Six Hills Giant' e Rosa ''Herzogin Christiana' 

Nepeta 'Six Hills Giant' entre outras vivazes como: Stachys, Centranthus, Penstemon e Ballota

A planta com a melhor performance no meu jardim neste ano que passou só podia ser uma, a Nepeta 'Six Hills Giant'. Não tive que pensar muito, a memoria do ultimo Verão está inegavelmente tingida pela cor azul das suas hastes floridas e pela persistência com que ofereceu novas flores ao jardim. Fez-se notar mais do que outras vivazes e esteve em flor durante mais tempo do que a maioria. As hastes de flor atingem a altura de uns bons 70 cms, e não é a toa que deram o nome de gigante entre as Nepetas a este cultivar. 

Mas, devo dizer que o sucesso desta planta pareceu-me durante anos algo destinado apenas a outras paragens mais a norte - os exemplos que conhecia do Reino Unido e na Alemanha eram empolgantes, mas no meu jardim esta Nepeta era uma decepção: no primeiro ano apenas decidiu  espalhar-se pelo canteiro e sem qualquer flor, na segunda época deu finalmente algumas magras hastes de flor que, aliás, depressa desapareceram restando apenas um emaranhado semi-lenhosos sem muito interesse. Finalmente, no ano passado, ao seu terceiro ano no jardim, a planta ganhou vigor, encorpou e desatou a florir sem parar durante meses! 

Uma excelente companhia para roseiras, uma dedicada obreira nos canteiros, a Nepeta 'Six Hills Giant' não é exigente quanto a regas, nem necessita de especiais cuidados mas, precisa de se sentir bem estabelecida e agradece um solo solto que lhe permita desenvolver um bom sistema radicular. Solos demasiado pesados não vão resultar bem, provavelmente será boa ideia emendar: acrescente areão para tornar o solo mais solto e drenante, desta forma a planta irá recompensar.  

Outras nepetas que tenho são: a autóctone Nepeta tuberosa, planta bianual com belas hastes de flor e tremendamente ornamental nas zonas mais expostas do jardim. A outra é a Nepeta x faassenii, planta mais rasteira, que necessita de boa exposição solar para poder brilhar. As seguintes não tenho na colecção do jardim, mas conheço e recomendo: Nepeta grandiflora 'Dawn to Dusk', planta muito vistosa com flores de uma cor purpura interessante. É uma planta de hábito direito e bastante vigorosa, destaca-se claramente em qualquer bordadura. Já a Calanintha nepeta 'Montrose White' é bastante mais discreta, mas muito útil em esquemas de cor clara ou como companhia para rosas brancas. É também uma planta fácil de cuidar, cuja espécie ocorre naturalmente no nosso território. Outra de cor branca é a Nepeta racemosa 'Snowflake', que possui um hábito baixo e compacto e pode ser usada para realçar os mesmos efeitos da anterior, mas com um período de floração bem mais longo. Por ultimo, falo da Nepeta 'Walker's Low' cujo o hábito é distinto da 'Six Hills Giant' - embora, na verdade seja uma planta igualmente vistosa e boa para bordaduras e canteiros, mas talvez mais indicada para as frentes dos esquemas ou junto a zonas de passagem.  

https://www.theimpatientgardener.com/montrose-white/

Comentários

  1. A worthy winner, it looks just lovely. And the photos are simply wonderful, that's always such a nice time of the year. I love the way your garden has a 'country cottage' look, not so formal.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares