Jardineiros Famosos: Cristhopher Lyoid e os jardins de Great Dixter.

 É altura de sabermos um pouco mais sobre jardinagem e sobre jardineiros. Quando pensamos em Jardins é difícil não cairmos no cliché do Jardim Inglês, e é talvez obrigatório referenciar a contribuição britânica para a forma como hoje em dia se vê a jardinagem.  
Cristhopher Lyoid é assim o primeiro jardineiro que decidi apresentar aqui: Ele foi um Jardineiro Britânico, que teve grande influencia no final do Século XX. Cristhopher Lyoid era um defensor do jardim densamente plantado, um jardim campestre e exigente em termos de trabalho. Ele via o trabalho no jardim como um investimento, sem o qual, seria impossível obter bons resultados.
 Desenhar um jardim era para Cristhopher Lyoid o mesmo que ir semeando e cuidando das plantas, garantindo o seu bem estar, para depois apreciar o resultado final. O seu trabalho foi todo desenvolvido nos jardins da sua casa em Great Dixter e alguns dos elementos propostos por Cristhopher Lyoid incluem as bordaduras de mistura,  com plantas de vários tipos, como os arbustos e as trepadeiras, tal como plantas perenes, anuais e bienais, contribuindo em conjunto para um maior interesse visual.
Cristhopher Lyoid destacou a importância da folhagem sobre a flor: uma qualquer planta dá em media duas semanas de flor, enquanto o que fica o resto do ano são as folhas, desta forma deve-se pensar o jardim em função das folhagens e não da flor. Também incitou os jardineiros a perderem o  medo de usar a cor nos canteiros e em bordaduras, tal como apelou ao uso das plantas tropicais, como podemos ver no Jardim exótico de Dixter onde Bananeiras e Dálias convivem lado a lado com as tradicionais rosas inglesas.
Em Great Dixter há que destacar também as grandes áreas de prado, repletas de plantas herbáceas e orquídeas silvestres, mas também de híbridos de narciso e outros bolbos ai naturalizados. 
Cristhopher Lyoid faleceu em 2006, deixou uma vasta obra escrita entre os quais The Well-Tempered Garden, um dos livros de referência para jardineiros do mundo inteiro, o qual espero em breve vir a ler.




Imagem do canteiro conhecido como "The long Border" em Great Dixter.






























Comentários

  1. Estive em Great Dixter no inicio de Outubro. É um local fantástico. Um jardim muito bonito.
    O grande mérito de Christopher Lloyd foi a inovação na jardinagem e o cortar com as regras tradicionais. Ele experimentou novas plantas e misturou plantas com cores e texturas diferentes. Teve a ousadia de ir contra o que estava estabelecido nos típicos jardins ingleses obtendo resultados muito interessantes. Os seus artigos e livros foram também importantes para difundir as suas idéias sobre jardinagem e os seus seguidores foram aqueles que ansiavam por uma evolução na jardinagem.
    O jardim hoje é gerido por Fergus Garrett, o jardineiro-chefe que trabalhou muitos anos com Christopher Lloyd e que nos dias de hoje continua a experimentar e a evoluir os métodos de jardinagem que caracterisam Great Dixter.

    ResponderEliminar
  2. Respondendo à pergunta sobre Tulipas, o nosso frio é suficiente para que as tulipas dêem flor. Normalmente mantenho-as protegidas das geadas. O ano passado o problema foram os caracóis... Eu cultivo em vasos e posso muda-los de um lugar para o outro. Como algumas dão flores cedo, se chove ficam logo estragadas e eu protejo-as da chuva.
    Florir no ano seguinte nem sempre é fácil. Acho que o importante é a riqueza do substracto. Se cultivar em vasos, o substracto deve ser novo todos os anos. E até florirem devem ser sempre ricamente fertilizadas com um fertilizante rico em fósforo e potássio.

    ResponderEliminar
  3. Aqui lhe deixo o meu email para quando tiver alguma questão para não termos de andar a trocar mensagens nos blogues!

    jose.santos.orquideas(arroba)gmail.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares