Jardim Botânico de Bona I.

O Jardim Botânico da Universidade de Bona foi desenvolvido a partir de um jardim renascentista formal e actualmente está entre os mais belos jardins botânicos e com maior prestígio da Alemanha. Infelizmente o dia que escolhi para o visitar foi um dia de muita chuva, mas ainda assim todo o jardim excedeu as minhas expectativas, e portanto valeu a pena a molha!

Echium wildpretii 
Cerca de 11.000 espécies de plantas, que é várias vezes o número de espécies que ocorrem naturalmente na Alemanha, são cultivadas nos seus 13 hectares. Tirei fotos às que mais me interessaram, por exemplo: uma Euphorbiacea (flor amarelada na foto acima) e este elegante Echium wildpretii originário das Canárias.

Tulipa praecox
Esta é a Tulipa praecox e atenção pessoal de Lisboa e Algarve ( e mesmo resto do país), esta é a tulipa que melhor se adapta a essas zonas. É conhecida como a tulipa do Texas (embora seja originaria da Grécia), naturaliza e multiplica-se facilmente em regiões de Invernos amenos, voltando ano após ano sem precisar de cuidados especiais. Tenho que ver onde arranjar uns bolbos desta espécie de Tulipa também para mim.

 Iris unguicularis

Anemone blanda





Acima estão Iris unguicularis, cresce selvagem na Turquia e como podem ver é lindíssimo  Na foto seguinte está uma anémona de cor azul, nativa do Sul da Europa até à Síria, Anemone blanda. Esta planta é muito popular em Jardins aqui na Alemanha.



























O jardim tenta recriar alguns biótopos terrestres particulares como a Floresta Pantanosa Temperada (primeira foto destas duas), mas também tem a preocupação de mostrar os diferentes grupos de plantas, como na foto acima no jardim da secção de Sistemática. Infelizmente por causa da chuva não consegui ter muita atenção a esta parte do jardim, tendo seguido para o Arboreto, que fica no fundo do jardim junto ao lago. Sobre essa parte falarei num próximo post.







Comentários

  1. Muito bonito!! :-)

    Quanto a trazer bolbos. Entre paises da Comunidade Europeia não há qualquer problema desde que sejam plantas compradas. Convém ter o recibo da compra em caso de dúvida. No entanto nunca me perguntaram por nada. E bolbos pode coloca-los na mala que chegam muito bem.

    ResponderEliminar
  2. Magnífica reportagem sobre esse Jardim Botânico e belíssimas fotografias. Obrigado por nos mostrar essas "paragens"...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares