Jardim Botânico de Bona II.

O Arboreto fica no fundo do jardim junto ao Lago e beneficia do clima ameno de Bona, sendo que aqui  estão representadas árvores de todas as zonas temperadas e até mesmo da Florida, como é o caso deste belo Taxodium distichum com as características projecções aéreas da raiz.

Outras coníferas estão representadas, Abetos como Abies homolepis originário do Japão, vários espécimes de ciprestes e pinheiros, dos quais destaco Pinus bungeana, o pinheiro chinês. Um enorme exemplar de azevinho, Ilex aquifolium também pode ser visto nesta área do jardim.

Varias espécies de árvores caducifólias fazem parte da colecção, por exemplo duas bonitas bétulas ( de tronco branco na foto de cima) e esta majestosa faia, Fagus sylvatica. Toda esta zona do jardim é rodeada por vários canais provenientes do lago central, o que dá um ambiente muito interessante ao bosque.


























Existe inclusive uma zona de prado, onde podemos ver tulipas, narcisos, varias espécies de anemonas e heleborus em flor. Entre as varias árvores presentes está um magnifico exemplar da nossa azinheira (Quercus ilex) como testemunha a foto seguinte.
O Arboreto é realmente a zona mais surpreendente do jardim, porque está muito bem desenhado e o lago dá-lhe uma atmosfera única. Pena mesmo foi o tempo estar de chuva, mas há que dizer que o jardim botânico de Bona merece um regresso, talvez noutra altura do ano. Antes de terminar a minha visita ainda reparei neste magnifico Cedrus atlantica (foto abaixo), oriundo das montanhas do atlas.


























http://www.botgart.uni-bonn.de/

Comentários

  1. Olá James.
    Bom domingo. Grato pela visita ao meu espaço.
    Aproveito para deixar um pequeno comentário. Recorrerei a si, sempre que tiver algumas dúvidas sobre certas e determinada flores e plantas, até porque já percebi que o meu amigo luta pelo interesse comum sem qualquer interesse mercantilista ou propangandistico. AMA A NATUREZA. EU sou um auto-didata, procuro compreender e pesquiso.
    Agora outro tema , mas para a brincadeira; Houve um seguidor no meu espaço que me disse que você está a fazer-me concorrência. Achei imensa graça, visto esse comentador ser uma daquelas pessoas que gostam de pesquisar e encontraram em seu espaço matéria séria e sem pretencionismo. A simplicidade como apresenta os seus trabalho é invulgar, só demonstrando humildade e conhecimento, factores que muito aprecio.
    Terá sempre um seguidor atento.
    Um abraço e, bom domingo.
    JOAO

    ResponderEliminar
  2. James,
    Tenho vindo a beneficiar destes posts sobre o Jardim Botânico de Bonn. Obrigado por nos levar junto.

    ResponderEliminar
  3. João, mais uma vez muito obrigado pelo seu comentário. É sempre bom ouvirmos elogios, só não sei se estarei à altura deles. pois, apesar da minha formação ser de Biologia, não sei assim tanto sobre plantas, mas tenho um grande interesse e continuo a aprender. Alem disso, é sobretudo um prazer divulgar os jardins por onde vou passando e partilhar aquilo que acho interessante. Desta forma compenso o facto de eu próprio não ter um jardim.
    Seja bem vindo então, e espero que continue a gostar da minha pequena contribuição para a jardinagem no nosso país. Eu certamente tb vou continuar a seguir o seu blog pois gosto muito!
    Um Abraço.

    Michael,
    the pleasure is mine, I hope you keep finding it interesting. Gardening is one of the things I love the most, and it´s good to share with others. Thank you.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares