Num Terraço.




No cimo de um conhecido centro comercial de Lisboa existe este espaço ajardinado, que apresenta um tipo de plantação bem interessante. Stipa tenuisssima (família Poaceae) aparece em grande destaque, juntamente com bambus e Cotoneaster, mas a estrela parece-me ser o arbusto de cor prateada que permite destacar as outras plantas que o envolvem. Infelizmente não sei o seu nome, será uma Artemisia? Santolina? Não tenho a certeza de qual é...mas, o seu valor ornamental é indiscutível.

Comentários

  1. Não me lembro do nome, mas é uma planta australiana. Felizmente não se reproduz por semente, nem é 'corredora', portanto não há risco de ser invasora. Tenho-a no meu jardim, e também a acho muito interessante.

    ResponderEliminar
  2. O google é uma coisa fantástica: Leucophyta brownii Silver Nugget
    :-)

    ResponderEliminar
  3. The form and structure in the plants in the last photo add so much to the garden. Liked that a lot. It is a good thing this time of year. Jack

    ResponderEliminar
  4. adoro a terceira foto. Funciona mesmo bem o contraste da forma dos capítulos indigo das Felicia amelloides com a cor de palha seca das Stipa tenuissima. Demonstra mesmo o potencial das combinações possíveis com este tipo de plantas. :)

    ResponderEliminar
  5. James, não sei se já conhece, mas se não for o caso, dê uma vista de olhos no site deste viveiro:
    http://sigmetum.blogspot.com/

    É um viveiro especializado em plantas autóctones de Portugal e eles produzem algumas gramíneas que me parecem muito interessantes para experimentar em jardins. Veja por exemplo fotos de uma Brachypodium phoenicoides (que forma prados em solos calcários no sul do país) e Lygeum spartum com umas flores lindíssimas (http://botanicavirtual.udl.es/fam/poacies/lygeum_eco.htm ; http://www.dipbot.unict.it/orto/0639-1.html). Penso que esta Lygeum spartum tem mesmo imenso potencial ornamental e as inflorescências são algo único e muito diferente de outras ervas (parecem pedaços de papel dourado a flutuar no ar) e deixariam louco qualquer nórdico ou norte-americano amante de jardins contemporâneos naturalistas! :D

    abraço
    Pedro

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares