Geranium.

Geranium maderense
Geranium saguineum
Mais duas plantas autóctones, embora a primeira não seja nativa do Continente, é uma das plantas nacionais mais apreciadas em jardins do mundo inteiro: o magnifico Geranium maderense, nativo claro, da ilha da Madeira. Pode crescer até mais de um metro de altura, embora a planta morra assim que produz sementes, o que acontece geralmente por volta do segundo ano. Algo muito importante para o cultivo desta planta é a protecção contra a geada, à qual é muito sensível. A Segunda planta, na foto acima, é o Geranium sanguineum, cresce em prados anuais ou em bermas de caminhos e é muito utilizado em jardins no norte da Europa como planta de cobertura,  sendo que este é rústico e não precisa de protecção no Inverno.

                                                                                                                                                                             Geranium saguineum
Estes dois géneros pertencem à família Geraniaceae, muito importante a nível ornamental, onde para além dos gerânios rústicos, ainda podemos encontrar os pelargónios, as típicas sardinheiras. Aqui fica mais um vídeo:



http://flora-on.pt/#/0yCEG
http://apps.rhs.org.uk/plantselector/plant?plantid=863

Comentários

  1. Tenho Geranium "Rozanne" no meu jardim, é talvez o melhor cultivar de todos os gerânios, dá muitas flores e são enormes, para além de florir durante muito tempo, quase todo o Verão. O grerânio sanguineo é mais fraquinho quanto a flores, mas existem cultivares muito interessantes também, embora seja muito difícil de os encontrar em Portugal.
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares