Um jardim em Castelo de Bode.



Já alguém vos deu a desculpa de viver numa área difícil, onde não é possível ter um jardim? Pois o jardim que aqui apresento prova exactamente o contrario,  fica perto da barragem de Castelo de Bode e pertence à Natália, que entrou em contacto com este blog no meu anterior post sobre plantas que procuro. Entretanto, para além das plantas, acabamos por trocar algumas ideias sobre jardinagem e eu pedi para que a Natália partilhasse connosco algumas fotos do seu jardim. Parece ser um jardim com uma incrível variedade de plantas e com combinações de espécies muito interessantes, as fotos falam por si.

                                                                                                                                                                                      Echium virescens

Verbena bonariensis e  Penstemon sp.

Sideritis oroteneriffae  e Papoila-da-Califórnia


















A Natália tem o seu jardim numa zona de extremos climáticos, segundo o que ela própria me escreveu: "O clima aqui não é muito ameno, até porque estou mais ou menos um quilómetro a sudeste da barragem, beneficiando alguma coisa da barragem mas não tanto como os que têm a casa à beira da água. Mas os echiums sobrevivem melhor ou pior consoante os anos. Nos últimos anos tem havido mais extremos de temperaturas baixas (penso que há dois anos chegou a -5º). Por isso os echiums, por exemplo, devem estar em locais menos expostos ao frio. Mas no meu sítio os extremos de calor têm sido mais problemáticos para alguns echiums". Os echiums oriundos da Madeira e Canárias são espécies pouco tolerantes ao gelo, mas de uma beleza enorme, valendo a pena tentar, mesmo para quem vive no interior.


O Solo do jardim também está longe de ser o ideal, a Natália descreve-o assim: "o meu solo é pobre mas vai sendo melhorado com matéria orgânica, e em alguns locais, entre eles os das fotos. E também fui trazendo terra de fora (nem toda boa, alguma de zonas calcárias). O jardim está um pouco heterogéneo, com zonas muito secas e outras nem tanto. Algumas zonas praticamente não rego, são arbustos resistentes e com solo não muito seco em profundidade. Os mais exigentes em água são geralmente os maciços dominados por herbáceas vivazes. E vou esperando que algumas árvores cresçam para me criarem zonas mais abrigadas do sol, para plantas como as aquilegias, etc."

Phlomis fruticosa

Cistus x skanbergii

























 EchiumOmphalodes linifolia

























Quando o que temos é um solo pobre e se vive numa zona com temperaturas extremas, é impossível ter um jardim interessante? Não, de forma alguma, sobretudo quando se tem uma óbvia  paixão por plantas e por jardinagem...pelo menos é o que este jardim prova. Tentar alterar o que temos de base não é fácil, mas o solo pode ser melhorado e se tivermos atenção,  a planta certa para o local certo, pode muitas vezes evitar dissabores e com certeza muitos euros em rega podem ser poupados.

Comentários

  1. Belíssimo e interessante jardim, que não fica nada atrás daquilo que é mostrado como referência, em revistas da especialidade (nacionais e internacionais).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Américo, eu pensei exactamente o mesmo, este jardim pela sua diversidade e cor podia muito bem ser apresentado numa revista da especialidade...

      Eliminar
  2. De facto um lindissimo jardim! A Natália está de parabéns, gosto especialmente da combinação das lavandulas com cistus e phlomis, muito interessante. Gostava de saber qual é planta de pequenas flores amarelas que aparece na primeira imagem ,junto à Ixia púrpura (acho eu)? De resto é um jardim que pelas fotos podia estar numa qualquer revista de jardinagem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo a Natália a planta a que se refere é uma Morea anteriormente conhecido como Homeria, talvez H. flaccida.

      Eliminar
  3. Um Jardim que nos deixa inspirados a tentar fazer igual, parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Uau! Que beleza! Acho que vi umas papoilas californianas... queria tanto ter!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim são papoilas da Califórnia, são muito fáceis de cultivar no nosso clima, e também é fácil de obter...o LIDL por exemplo, costuma ter sempre na zona das sementes geralmente junto às caixas, são muito baratas. Julgo que ainda pode tentar este ano.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  5. Lindíssimo jardim!! E nota-se sobretudo que é um "jardim de plantas", que é o tipo de jardim que eu gosto! Leio este blog há bastante tempo, embora menos ultimamente, por falta de tempo em geral, mas não tinha percebido de quem era - agora vejo a foto e sei quem é :) Obrigada pela dica de Sigmentum!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ChloeP, obrigado pelo comentário. Concordo consigo, este é claramente um "jardim de plantas" feito por alguém apaixonado por plantas...resulta numa grande diversidade. Também são estes os jardins que mais me interessam. Quanto ao Sigmentum, sei onde é mas ainda não passei por lá, quando for tenho que contar aqui no blogue!:)

      Eliminar
  6. James I like too much this garden, in October i' m going to Portugal, could I go to visit it? I' m a landscape. Thank you!

    ResponderEliminar
  7. James, my name ia Paula Tarditi, I'm in Facebook. These gardens have bed and breakfast? Thank you!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares