Poaceae.

Miscanthus sinensis e Bambu.

                                                                                                                                                                                         Cortaderia sp. 








Em Outubro a Luz de Lisboa muda, é possível identificar esta mudança também nas cores que as plantas adquirem, e é nesta altura do ano que uma família de plantas em particular, atinge o seu zénite: as gramíneas, família Poaceae. No Jardim Gulbenkian existe um bom numero de géneros de Gramíneas  sendo parte fundamental do esquema de plantação do jardim, introduzem estrutura e até ajudam a desenhar a arquitectura do espaço.

Miscanthus sinensis é usada sobretudo nas zonas junto aos regatos, esta planta, originaria da China e Japão forma grupos densos a partir de um rizoma subterrâneo. A sua inflorescência é muito ornamental e projecta-se bem acima das folhas. O seu cultivo é fácil, mas há que ter cuidado pois pode tomar proporções indesejadas, não sendo recomendado para um jardim pequeno. 

Os bambus são os membros de maiores dimensões desta família. dois padrões gerais podem ser atribuídos à forma de crescimento do bambu: em "aglomeração" ou touceiras, ou  de forma "alastrante" (monopodial). As espécies de bambu do tipo "aglomerado" tendem a se espalhar lentamente, sendo o padrão de crescimento dos rizomas simplesmente expandir a massa de raízes gradualmente, de forma semelhante às outras gramíneas ornamentais. Os bambus "alastrantes", por outro lado, espalham-se, principalmente através das raízes e / ou rizomas, que podem-se espalhar rapidamente, enviando até colmos novos para romper a superfície. É necessário tomar cuidados no cultivo dos bambus alastrantes, devido ao seu potencial para um comportamento agressivo.

Cortaderia, vulgarmente conhecida como Erva das Pampas, é uma espécie nativa do sul da América do Sul, incluindo as Pampas argentinas, de onde provem o seu nome. É uma Erva alta, que cresce em touceiras densas que podem chegar a uma altura de 3 m. O seu potencial ornamental é óbvio  embora devam ser tomados muitos cuidados em Portugal, onde esta planta se adapta muito bem devido ao clima mais húmido que em outros países mediterrâneos. Já se tornou uma espécie invasora em toda a faixa Litoral oeste, da Estremadura até ao Minho. O Algarve apresenta também já algumas populações instaladas, sendo o seu crescimento exponencial.

Fica um pequeno video sobre esta família vegetal:



http://www.ci.uc.pt/invasoras/files/27penachos.pdf

Comentários

Mensagens populares