Tulipas e Alliuns.

Comprei alguns bolbos para plantar este ano, e decidi apostar nos que se deram bem o ano passado e anteriores. Pois segundo reparei as Tulipas Darwin são as que se deram melhor no meu jardim e foram as únicas a regressarem dois anos seguidos (não garantindo que voltem um terceiro). Mas ao que parece as Tulipas Darwin são os híbridos que melhor  naturalizam, sendo um dos grupos mais confiáveis ​​de tulipas para um desempenho perene. As Darwin são um dos híbridos menos manipulados ao longo dos anos, logo o seu bolbo não foi tão seleccionado para o clima holandês e para a produção comercial.
Alguns conselhos como plantar tulipas em Portugal para o clima de rusticidade 9-10:

  • plantar apenas no final de Novembro ou inicio de Dezembro, quando o solo está já fresco. Isto evita as folhas aparecerem "ardidas" no ano seguinte, e facilita a perenialização;
  • Nunca plante as tulipas ao sol directo, escolha zonas de sombra ou voltadas a nascente ou mesmo a norte;
  • Plante de forma profunda (cerca de 15-20 cms) em solo com boa drenagem e leve, de preferência alcalino. Pode acrescentar uma mistura de brita de origem calcaria para o tornar mais alcalino;
  • escolha sempre uma zona fresca, de preferência que esteja sujeita a geada, as tulipas necessitam de um Inverno frio para poderem completar o seu ciclo normalmente, e assim terem hipóteses de naturalizar;
  • No entanto não há necessidade de colocar os bolbos em refrigeração em Portugal, o nosso frio é suficiente para florirem o primeiro ano, não significando porem que se tornem perenes, sobretudo no Litoral Oeste e a sul do Tejo.
  • Nunca regar o solo onde estão as tulipas após estas entrarem em dormência no Verão, isso provoca o seu apodrecimento. 
  • Não deixar produzir semente, cortar a "cabeça" da tulipa após floração! 
  • Nunca cortar as folhas depois de dar flor.
  • Usar adubo para fortificar o solo durante a floração.

As tulipas-espécie, são no entanto as que  naturalizam mais facilmente, melhor que todo e qualquer híbrido. Existem algumas especialmente adaptadas ao clima mais ameno do sul da Europa: exemplo: Tulipa praecox  Tulipa turkestanica ou Tulipa clusiana .

Clima de Rusticidade 8 em Tás-os-Montes: O clima tem um papel fundamental na naturalização das tulipas, e Tás-os-Montes tem em Portugal o melhor clima para estes bolbos. Os Invernos com gelo e neve frequentes, com o solo bastante frio grande parte do ano, apresenta as condições ideais. Podem ver aqui no blogue Travancas da Raia, tulipas naturalizadas.

Outros bolbos em que decidi apostar foram os Allium. Sobretudo o Allium sphaerocephalon, e o Allium schubertii duas espécies de allium que se deram muito bem lá em casa. Sendo que os grandes alliuns híbridos que plantei, nenhum deles vingou o ano passado.

http://www.powells.com/biblio?show=HARDCOVER:USED:9780881927634:15.50&page=excerpt
http://www.flower-gardening-made-easy.com/tulips.html
http://travancasdaraia.blogspot.pt/2010/05/agora-sim-chegou-primavera.html

Comentários

Mensagens populares