Jardim Botânico da Ajuda em Março.

Ferula communis.

Mais de 200 anos depois, o Jardim Botânico da Ajuda será ainda hoje o melhor jardim botanico de Lisboa, a colecção é compreensível e a disposição em canteiros torna mais fácil encontrar um espécie ou um grupo de plantas em particular, a diversidade de espécies também é maior que em qualquer outro jardim de Lisboa. 

A disposição é feita em pequenos canteiros numa sequência biogeografica e por famílias, mas algumas plantas destacam-se e chamam à atenção: É o caso da vistosa Ferula communis, o funcho-gigante, embora esta planta não seja um funcho, que é na verdade um género diferente. Alias, convém não confundir as duas espécies  pois a Ferula communis, ao contrario do vulgar funcho, é uma planta tóxica para o homem (mais frequentemente até para o gado). 

O funcho-gigante é uma planta que considero muito ornamental, mas uma boa alternativa é mesmo o funcho vulgar, a Foeniculum vulgare, ambos pertencem à família Apiaceae. O funcho vulgar é desde tempos imemoriais usado como planta aromática e medicinal, a sua utilização como planta ornamental é no entanto muito recente, pelo menos no nosso país. Nas ilhas britânicas é muito popular como planta ornamental e combina muito bem com a Verbena bonariensis , com Achillea ou Crocosmia; sendo a variedade bronze especialmente interessante. 

A propagação do funcho deve ser feita sempre por semente, pois não transplanta bem.

http://www.uicnmed.org/nabp/database/HTM/PDF/p132.pdf

Polygonatum sp.

 Scilla peruviana
Acima, duas plantas que pertencem à mesma família, a interessante família Asparagaceae. São todas plantas monocotiledónias, podendo em todas destingir-se as nervuras características paralelas, orientadas de alto a baixo. 

Polygonatum é uma excelente planta de jardim, que prefere um solo rico em matéria orgânica, as suas flores características exalam um perfume bastante suave. É conhecido com selo-de-salomão, e dá-se bem na sombra!  

A Scilla peruviana, recebeu este nome devido a um erro, que leva a pensar de que se trata de uma planta originaria do Peru, mas é no entanto uma planta bem portuguesa, da qual já tive oportunidade de falar aqui anteriormente. Uma forma de ter estas plantas sempre vigorosas e a dar flor, é dividir os bolbos de dois em dois anos.

Fica um pequeno vídeo sobre este grupo de plantas:



Viola
Já no terraço de baixo, encontrei alguns canteiros com uma miríade de amores-perfeitos de todas as cores possíveis para estas plantas, a maior parte delas eu nem sabia que existiam. Quero ver se consigo a semente de alguns deles!

Início da Primavera no terraço de baixo.


Comentários

Mensagens populares