Manhã de Primavera.

                                                                                                                                                                               Narciso "Ice Follies"
A Primavera parece ter chegado, já que quase todas as flores típicas desta época do ano surgiram em força no meu jardim. A ultima vez que vi o jardim, foi há já varias semanas e pouca coisa de interesse achei nessa altura, mas desta vez, por todo o lado havia algo a chamar a atenção: uns narcisos aqui, as prímulas ali, ou mesmo o heleborus, todos eles em plena floração.

 Crocus e Primula vulgaris.
Todas as prímulas que plantei o ano passado deram flor este ano. As prímulas nem sempre florescem no mesmo ano em que são transplantadas ou divididas, de algum modo a perturbação parece afectar a sua floração. Mas nos anos seguintes o espectáculo é garantido, pelo menos até a planta ficar exausta e ser necessário nova divisão. Os Crocus este ano foram também generosos, alguns ate produziram múltiplas fores a partir do mesmo "bolbo". Algo que notei foi que as próprias flores também estão maiores, e houve uma clara multiplicação do numero de plantas.

        Stachys lanata.

                                                                                                                                                Stachys lanata e Narciso "tete-a-tete".
Infelizmente os pequenos narcisos "tete-a-tete" já não estavam no seu melhor, encontrei-os no final da floração e a chuva e granizo dos últimos dias fizeram o resto dos estragos. Foi interessante ver como as suas folhas, contrastavam com o porte mais rasteiro da Stachys lanata, sendo que o conjunto produz uma textura óbvia que chama a atenção. Mais tarde no ano, os narcisos são substituídos por Centaurea cyanus. Mas a Primavera não seria a mesma sem a floração das árvores de fruto da família Rosaceae, da qual tenho alguns exemplares no meu jardim. Cada flor é uma promessa de fruto, quantos ao certos irão vingar, só lá para o Verão saberemos...

Flor de pessegueiro. 

Comentários

Mensagens populares