Novidades na varanda.

Algumas das minhas ultimas aquisições estão agora na varanda de Lisboa, à espera de "embarcarem" para o meu jardim, entre elas temos (do fundo para a frente):


Todas as plantas foram-me oferecidas, sendo que a Pulsatilla vai ser mais uma tentativa para estabelecer esta planta no meu jardim, até agora não tenho tido sucesso. Devo dizer que é uma das minhas plantas preferidas, é de uma beleza realmente única. Desta vez tenho duas pequenas plantulas germinadas este ano. e um pé obtido por divisão de uma planta matura. Agradeço ao Manuel Moldoni, abraço!

Quanto aos Helleborus foram obtidos por semente, e quero agradecer ao Arthur que mos enviou de Penacova, onde tem uma grande população estabelecida há vários anos vinda de Inglaterra. Esperemos que resulte para adicionar estes ao único que ainda tenho. Mas estas plantas, se sobreviverem, podem levar até três até chegarem a florir. 


Pulsatilla vulgaris no jardim botânico de Munique em Abril de 2011.


























http://www.pacifichorticulture.org/articles/a-new-look-at-species-and-hybrid-hellebores/
http://www.plantdelights.com/Article-Helleborus-Lenten-Rose/Hellebore

Comentários

  1. Também tenho duas equináceas em vaso para plantar no meu jardim...
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rafael, fez uma excelente escolha...mesmo não sendo uma espécie autóctone, o interesse ornamental da echinacea é enorme, e é uma grande tendência actualmente nos jardins de plantação contemporânea. Da minha experiência recente com a equinacea, aconselho a usar um solo com alguma matéria orgânica, e embora tolerem alguns dias de seca, não se deve exagerar...é melhor ter atenção às regas no pino do Verão. De resto não deverá ter quaisquer problemas, a maior plantação de equinaceas em Portugal está aí no Douro...o extracto de equinacea é muito usado como medicamento natural.

      Eliminar
  2. Belas escolhas! Penso que a pusatila será difícil no nosso clima, talvez. Também não conheço ninguém que cultive os heléboros em Portugal. O centrantus é muito fácil, às vezes vê-se aí nos muros e em sítios abandonados, mas não deixa de ser uma bela planta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ja vi varias vezes a Pulsatilla cultivada entre nós, quer em jardim botânico, quer em privados...sei que se pode cultivar com grande sucesso, é apenas necessário escolher o local mais indicado, não se deve plantar em local exposto toda a tarde ao sol de Verão, por exemplo. Escolheria um local com meia sombra, com sol matinal, como faço para as tulipas.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  3. Thank you so much for adding my blog to your favorites. I came to visit but all I can read are the Latin plant names, the same in every language!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Carolyn, thank you for your visit...That's right, not easy to understand a blog in a foreign language...I have set my google + to translate automatically foreign languages other than english, that is a great tool!
      I love your blog and I intend to learn lots from it! :)

      Eliminar

  4. Não sei se já conhece,
    http://pedrotrindadelandscape.tumblr.com/
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rafael, já conhecia sim. Já conheço o tumblr e antes já conhecia o blogue do Pedro. Dos mais interessantes que conheço neste país para quem gosta de jardins contemporâneos.
      Cumprimentos.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares