PLANT OF THE YEAR AWARD 2018

Sedum 'Matrona' no jardim seco

O prémio deste ano vai para o Sedum 'Matrona', planta que há já vários anos é candidata a este título e que, por se ter excedido mais uma vez este ano, não podia deixar de o ganhar. É uma planta que prezo muito no meu jardim e que nos esquemas de Verão se destaca claramente, não só pelo seu porte e presença textural, como pelo significativo acrescento cromático durante vários meses. É uma planta com um longo período de interesse: as hastes florais são cobertas com amplas cabeças de flores cor rosa-claro, que se tornam rosa-escuro com o passar do tempo. Os caules são fortemente tingidos de vermelho que também se prolonga para o pecíolo, facto que faz a planta se destacar ainda mais na plantação. Este destaque é sobretudo evidente quando se faz acompanhar de gramíneas, como os Pennisetum, cuja justaposição favorece um certo realce textural do Sedum 'Matrona' e outros Sedum

Favorece os insectos.

 Esquema de Verão com Artemisia, Achillea e Rudebeckia

Com Pennisetum

Sedum 'Matrona' no Jardim seco durante o Verão


A temporada de interesse desta planta começa logo na Primavera e depois prolonga-se para o Verão, mas é no Outono que se destaca mais ainda: explode em cor e faz sucesso quando muitas das outras plantas começam a definhar. Depois, até ao Inverno, enquanto também ele começa a mostrar os primeiros sinais de desgaste, nunca perde a graça e mantém a sua relevância até ao final de época.

É fácil de cultivar, mas há que ter atenção quando se fala de "tolerância à secura", rotulo muitas vezes associado a esta planta em países do Norte da Europa. Se bem que é de facto uma planta tolerante, no nosso clima não podemos exagerar com a exposição a este tipo de condições; sobretudo durante a época em que mais cresce, entre Maio e Junho. Este Sedum permanece uma planta raquítica se lhe faltar a água nesta altura crítica em que se formam as hastes de flor. Uma vez atingido o pleno desenvolvimento vegetativo, a planta aguenta bem a diminuição das regas e lá para Setembro só esporadicamente necessita de ser regada. Gosta de boa exposição solar e demasiada competição pela luz pode deitar a perder todo o potencial desta belo cultivar. 

É igualmente uma daquelas plantas excelentes para quem quer atrair insectos ao jardim: as abelhas adoram-na, durante o verão há sempre uma abelha perto das suas flores, por vezes ligeiramente embriagada pelo quantidade de néctar disponível. 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares