Coisas que a Primavera trás...

Galanthus nivalis na companhia de Helleborus x hybridus

A primeira Primavera é sempre a mais bela, a mais robusta e a que mais mais completa o desejo do jardineiro - começa a meio da Fevereiro e termina algures em Abril enquanto a Tulipa e o Narciso se despedem, já entre a jornada alegre das vivazes estivais. As primeiras Galanthus nivalis marcam o início do época vernal. Com toda a sua relutância e sagacidade, de encontro ao mais cinzento dos dias, esta pequena bolbosa apresenta os dias do final de Inverno. Impossível nesses dias fazer um pequeno transito pelo jardim sem as notar: pequenos e alegres narizes despontando por entre a manta gasta das ultimas folhas que ainda se distinguem do solo - as quais trespassam como uma pequena e nula espada silvestre para vencer o inerte. 
Tal como as Galanthus, também as Helleborus começam o ano negando a estação mais fria. De cabeça baixa - não em queixume, mas antes em ameno despeito - vestidos da mais pura graça, as Hellleborus são vistosas o suficiente para enfrentarem este início primaveril sozinhas e obter os mais brilhantes elogios. Seguem-se às Galanthus, as primeiras prímulas, os narcisos e as crocus, novos pquenos avanços no capitulo alegre da Primavera. e as fazem-no muito melhor com o maior dos delites e a mais. conquistado o direito, ja quando os dias alargam e o Março se faz abril, jutam-se a festa vernal a primula, a tulipa e Iris e coisas que tras a primavera, antes de Maio de fazer anunciar pelo cuco e o merro, antes dos primeiros calores do estio e entes dos primeiras magoas do estio. otra musica para outra altura. b

Galanthus nivalis

Galanthus nivalis


Galanthus nivalis

Tulipa sylvestris

Narcissus obesus e Ipheion uniflorum

 Helleborus atrorubens

Helleborus niger

Helleborus x hybridus 'Conny'

                                                                                       
Helleborys x ballardiae 'Merlin'

            
Euphorbia martinii

Crocus numa das tinas de bolbosas

Narcissus e Viola

Brunnera macrophylla

Helleborus' Walk

No jardim de bosque...

Na helleborus' walk...

Helleborus x hybridus 'White Lady'

Março na Helleborus'Walk...


Tulipa clusiana var. chrysantha

Tulipa humilis

Romulea bulbocodium


Fritilaria lusitanica

Helleborus x hybridus 'Harvington Yellow Speckled'

Galanthus nivalis

Narcissus rupicola ssp. watieri

Narcissus x tazetta

Narcissus 'Thalia'

        
Iris reticulata 

Narcissus obesus, Narcissus wilkomii, Iris reticulata  'J.S. Dijt', 

         
Tulipas no final de Março

Anemone palmata

Abril 2021

Para o cultivo da bela Galanthus é necessário um solo não muito pesado, com uma decente fração orgânica e sobretudo uma área do jardim que não seque em demasia durante o Verão. Na sombra de árvores de folha caduca - seria um dos meus sítios escolhidos - mas, qualquer área que esteja protegida do calor e secura durante o Estio poderá ser um bom local para iniciar uma pequena colónia de snowdrops. Isto desde que não estejam demasiado à sombra durante a Primavera, quando esta pequena bolbosa inicia o seu ciclo vegetativo. As copas despidas das minhas cerejeiras são a oportunidade perfeitas para os Galanthus se fazerem em flor e captar toda a energia que precisam durante a dormência estival. 
Já os narcisos fazes precisamente a mesma coisa que as minhas galanthus, também eles aproveitam enquanto o resto do jardim dorme para despertarem em novas flores e surgem nos recantos que entretantos esquecemos, mas que entretanto perrmitem pela disponibilidade de aceso a energia luminosa. Uma grande diferença de cultivo no entanto entrre galanthus e narciso é que os ultimos nao se importanta de secar durante o verão. torndo estas plantas muito ais facil de cultivar em Portugal. Alias, mais de 19 especies de narcisos sao nativas em Potugal, como o pequeno N wilkomii, que para mim é dos mais belos. Ele nao se importa mesmo nada de secar durante o verao numa das minhas tinas de plantas bolbosas, mas vao requerer alguma humidade constante associada a boa dernagem durante a epoca de floraçao entre fevereiro e Março. 

Leucojum aestivum

Comentários

  1. Que bonito local !
    E as fotos, lindas. Espero pelas coisas que o Outono traga...
    Bom trabalho.
    Ana - https://ccaana.wixsite.com/my-site

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Onde compra os seus bolbos?
    Que flores bonitas dão! Nem sempre tenho sucesso com os meus bolbos que vou comprando.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares