Coisas que a Primavera trás...

Galanthus nivalis na companhia de Helleborus x hybridus

A primeira Primavera é sempre a mais bela, a mais robusta e a que mais mais completa o desejo do jardineiro - começa a meio da Fevereiro e termina algures em Abril enquanto a Tulipa e o Narciso se despedem, já entre a jornada alegre das vivazes estivais. As primeiras Galanthus nivalis marcam o início do época vernal. Com toda a sua relutância e sagacidade, de encontro ao mais cinzento dos dias, esta pequena bolbosa apresenta os dias do final de Inverno. Impossível nesses dias fazer um pequeno transito pelo jardim sem as notar: pequenos e alegres narizes despontando por entre a manta gasta das ultimas folhas que ainda se distinguem do solo - as quais trespassam como uma pequena e nula espada silvestre para vencer o inerte. 
Tal como as Galanthus, também as Helleborus começam o ano negando a estação mais fria. De cabeça baixa - não em queixume, mas antes em ameno despeito - vestidos da mais pura graça, as Hellleborus são vistosas o suficiente para enfrentarem este início primaveril sozinhas e obter os mais brilhantes elogios. Seguem-se às Galanthus, as primeiras prímulas, os narcisos e as crocus, novos pquenos avanços no capitulo alegre da Primavera. e as fazem-no muito melhor com o maior dos delites e a mais. conquistado o direito, ja quando os dias alargam e o Março se faz abril, jutam-se a festa vernal a primula, a tulipa e Iris e coisas que tras a primavera, antes de Maio de fazer anunciar pelo cuco e o merro, antes dos primeiros calores do estio e entes dos primeiras magoas do estio. otra musica para outra altura. b

Galanthus nivalis

Galanthus nivalis


Galanthus nivalis

Tulipa sylvestris

Narcissus obesus e Ipheion uniflorum

 Helleborus atrorubens

Helleborus niger

Helleborus x hybridus 'Conny'

                                                                                       
Helleborys x ballardiae 'Merlin'

            
Euphorbia martinii

Crocus numa das tinas de bolbosas

Narcissus e Viola

Brunnera macrophylla

Helleborus' Walk

No jardim de bosque...

Na helleborus' walk...

Helleborus x hybridus 'White Lady'

Março na Helleborus'Walk...


Tulipa clusiana var. chrysantha

Tulipa humilis

Romulea bulbocodium


Fritilaria lusitanica

Helleborus x hybridus 'Harvington Yellow Speckled'

Galanthus nivalis

Narcissus rupicola ssp. watieri

Narcissus x tazetta

Narcissus 'Thalia'

        
Iris reticulata 

Narcissus obesus, Narcissus wilkomii, Iris reticulata  'J.S. Dijt', 

         
Tulipas no final de Março

Anemone palmata

Abril 2021

Para o cultivo da bela Galanthus é necessário um solo não muito pesado, com uma decente fração orgânica e sobretudo uma área do jardim que não seque em demasia durante o Verão. Na sombra de árvores de folha caduca - seria um dos meus sítios escolhidos - mas, qualquer área que esteja protegida do calor e secura durante o Estio poderá ser um bom local para iniciar uma pequena colónia de snowdrops. Isto desde que não estejam demasiado à sombra durante a Primavera, quando esta pequena bolbosa inicia o seu ciclo vegetativo. As copas despidas das minhas cerejeiras são a oportunidade perfeitas para os Galanthus se fazerem em flor e captar toda a energia que precisam durante a dormência estival. 
Já os narcisos fazes precisamente a mesma coisa que as minhas galanthus, também eles aproveitam enquanto o resto do jardim dorme para despertarem em novas flores e surgem nos recantos que entretantos esquecemos, mas que entretanto perrmitem pela disponibilidade de aceso a energia luminosa. Uma grande diferença de cultivo no entanto entrre galanthus e narciso é que os ultimos nao se importanta de secar durante o verão. torndo estas plantas muito ais facil de cultivar em Portugal. Alias, mais de 19 especies de narcisos sao nativas em Potugal, como o pequeno N wilkomii, que para mim é dos mais belos. Ele nao se importa mesmo nada de secar durante o verao numa das minhas tinas de plantas bolbosas, mas vao requerer alguma humidade constante associada a boa dernagem durante a epoca de floraçao entre fevereiro e Março. 

Leucojum aestivum

Comentários

  1. Que bonito local !
    E as fotos, lindas. Espero pelas coisas que o Outono traga...
    Bom trabalho.
    Ana - https://ccaana.wixsite.com/my-site

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Onde compra os seus bolbos?
    Que flores bonitas dão! Nem sempre tenho sucesso com os meus bolbos que vou comprando.

    ResponderEliminar
  3. Get photos of your garden. It is really beautiful. I have a number of the same plants and they have done well here too! You should be very happy at the beauty in your garden.

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha! Tanto as rosas como o resto! Lindo!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares