Helleborus no Jardim Botânico da Ajuda.

 Helleborus x hybridus

Helleborus x hybridus 

 Helleborus x hybridus
Para mim o Helleborus é uma das plantas mais fascinantes que se pode ter num jardim, especialmente em  Portugal, onde ainda está tão pouco divulgado.

O ano passado assisti ao transplante deste exemplares no jardim botânico da ajuda, mas fiquei algo apreensivo porque estava escrito Helleborus niger na etiqueta que os marcava, e eu sabia que sendo o H. niger seria muito difícil que viessem a florir profusamente dado o clima muito ameno de Lisboa e a proximidade ao mar. Os Heleborus preferem o clima continental com estações bem definidas e frio no Inverno e, ao contrario das tulipas, são as espécies, mais que os cultivares, os mais exigentes nas condições em que crescem. O H. niger apresenta-se como um dos mais difíceis de cultivar, e a Gardener´s world classifica-o como exigindo "experiência" para quem o pretende cultivar.

Mas felizmente, existem centenas de híbridos que são muito mais fáceis e já deram provas de se dar bem até no clima de Lisboa, sendo o exemplo mais recente, os que tenho nas fotos acima: estes dois magníficos híbridos de Heleborus que se encontram neste momento em floração na Ajuda. Vale a pena passar por lá só para os ver...

http://www.gardenersworld.com/plants/helleborus-niger/3403.html
http://www.crocus.co.uk/plants/_/helleborus--hybridus-harvington-red/classid.78248/?affiliate=bbcgwwebmay/
http://www.cotonmanor.co.uk/news_events.php
http://www.rhs.org.uk/Plants/RHS-Publications/Journals/The-Plantsman/2009-Issues/December/Hellebore

Comentários

  1. estou a tentar produzir uns H. niger por semente mas não sei se vou ter sucesso. Se conseguisse gostava de os por em zonas de sombra juntamente com outras plantas próprias para zonas sombrias :)

    ResponderEliminar
  2. ao que parece os híbridos são mais fáceis, sei que produzem muitas pequenas plantulas por semente logo no primeiro ano de floração. Mas, a semente deve ser deitada à terra assim que é produzida, senão será necessário uma período de estratificação para quebrar a dormência, segundo o que eu li.
    Aí perto de Coimbra sei de um senhor inglês que produz imensas variedade de heleborus, todas por semente trazidas de Inglaterra. Ele é que nos podia arranjar umas sementes!;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares