Primeiras Tulipas deste ano...


É cor-de-laranja a primeira tulipa deste ano, talvez em homenagem à Holanda  onde muitos destes espécimes foram hibridizados pela primeira vez. Não sei o nome deste cultivar, mas é já o segundo ano seguido de floração. No primeiro ano convém dividir o bolbo, pois muitas destas plantas foram seleccionadas para produzir imensos bolbinhos filhos a partir do bolbo original. É uma forma de se tornarem rentáveis economicamente para os produtores. Estes bolbos pequenos não produzem flor e podem pressionar o bolbo principal causando uma certa exaustão, e dai que não haja flores no segundo ano. Esta tulipa laranja foi a primeira a florir porque ficou com o bolbo muito à superfície, pois já os deitei à terra um pouco tarde e estes acabaram por merecer pouca atenção. Os que estão a uma profundidade normal para as tulipas, cerca de 15-20 cm,  começaram apenas agora a despontar, e irão florir só em Abril.

 Crocus e tulipas.
Os meus crocus têm sido um sucesso, nestes dois anos em que os tenho, se não tivessem sido as toupeiras o ano passado que desenterraram e comeram uma boa parte deles, este ano ainda seria melhor. Mas mesmo assim multiplicaram-se e as flores estão bem maiores! Os da fotos foram alguns dos que retirei numa zona mais exposta debaixo da romãzeira, onde as toupeiras fizeram os maiores estragos. Agora crescem em canteiros que reservei para multiplicar alguns dos bolbos que mais gosto, nestes canteiros pequenos é fácil levantar os bolbos e cormos e planta-los noutros sítios quando forem maiores. Outro sucesso de que não me canso, são as minhas prímulas. Excelente planta, e no entanto tão esquecida entre nós.

Primula vulgaris

Comentários

  1. Também tenho prímulas, têm estado em flor na terra do quintal.
    Deixo aqui também o link para o meu blogue:

    http://troikaflowers.blogspot.pt/

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Cláudia, obrigado pelo seu comentário.
      As prímulas autóctones são uma das minhas plantas preferidas, é uma pena que as pessoas as tenham esquecido. Ao estarmos a planta-las nos nossos jardins estamos também a evitar que se extingue no centro e sul do país, onde as populações selvagens têm vindo a diminuir bastante ao longo dos últimos anos.

      Passarei com certeza pelo seu blogue! :)

      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares