Maio na Helleborus' Walk

Helleborus, Disporum, Ajuga, Viola,  Tiarella, Heuchera, Epimedium x versicolor 'Sulphureum'

 Heuchera 'Plum pudding' em primeiro plano

Helleborus' Walk: Helleborus, Geranium, Aquilegia alpina, Campanula

Tierella cordifolia

 Plantação em Maio

 Lamium, Aquilegia, Helleborus 'SP Conny'

 Rosa 'Rosarium Uetersen', Geranium, Helleborus, Epimedium
 Disporum longistylum

Heuchera, Tiarella, Viola, Primula, Aquilegia, Helleborus

Aspecto da plantação em Maio

Os canteiros de sombra em Maio começam a entrar numa fase de menor interesse, mas não se despedem sem entes nos presentearem com um agradável show de texturas e de subtil contraste cromático. Destaco uma serie de plantas que trabalham para o efeito geral que pretendo: uma espécie de jardim de bosque, que tem o seu auge na Primavera e agora um ultimo acto exuberante antes do Verão. 

Destaco assim em primeiro lugar a Heuchera 'Plum Pudding', cujas folhagens de cor purpura vão bem com o tema geral destes canteiros. 
Heucheras em geral são plantas fáceis em sombra  e até resistem bem a alguma secura e à perturbação causada pelas toupeiras que tenho no jardim. Outra importante planta é o Polygonatum odoratum, selo-de-salomão, cujas lindíssimas folhagens concorrem para o meu efeito luxuriante suave, sobretudo quando acompanhada com o Lamium 'Beacon Silver' que, tal como uma renda branca, entrelaça todo o conjunto e realça de forma doce as folhas do Polygonatum. Uma aquisição recente são os Epimedium, também eles alegram o intrincado textural com graça e texturas ténues. Epimedium não são plantas exuberantes, mas que se destacam facilmente pelas suas folhagens compactas em form de coração. Aparecem aqui o Epimedium x versicolor 'Sulpfureum' e E. x perralderianum 'Frohnleiten'. Geranium x macrorrhizum 'Ingwersen’s variety' nesta altura trás também algum interesse aos canteiros de sombra, fazendo um trabalho interessantes nas áreas mais difíceis, juntamente com Viola odorata e Ajuga reptans. Estrela inesperada neste conjunto é Aquilegia alpina, que se adapta muito bem à situação de sombra mais profunda e que em conjunto com Campanula poscharskyana, devolvem as ultimas réstias de esplendor Primaveril a esta zona do jardim. Não esquecer os Helleborus x hybridus que continuam a ter interesse com as suas sépalas tipicamente esverdeadas nesta altura do ano. Um ultimo destaque para a Disporum longistylum, originaria da China que oferece à plantação algum exotismo e elegância.   

Comentários

  1. Tens tudo ainda muito verde, por aqui tenho a sorte de ter sistema de rega, mas à volta do jardim já está tudo a secar. Calor brutal para este início de Verao! Bonita composição, gosto especialmente dessa com as flores cor de rosa pequenas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Guilherme. Por aqui as coisas vão-se aguentando, mas com o calor ha menos flores ...o bom é que parece que vem aí tempo mais fresco!

      Eliminar
    2. Catching up. Your week ahead will be very hot?

      Eliminar
    3. Hi Diana, this time Portugal will escape to the heat wave. Temperatures will be in mid 20 degrees, nothing too high. Most of the heat stays in eastern Iberia an rise to western europe. In fact it has rained in the last couple of days here in the garden, I'm glad about that!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares