domingo, 30 de outubro de 2011

Um livro.


Recomendo este Livro a todos aqueles que gostam de livros sobre jardinagem, trata-se de um desfilar sucessivo de fotos lindíssimas em jardins de extremo bom gosto...não consigo parar de ver estas paginas, são 100 jardins, qual deles o mais interessante! Só é pena serem quase todos Ingleses (nada contra) ou do mundo anglo-saxonico, poderia ser um pouco mais diversificado, mas para quem como eu adora o estilo cottage garden ou os jardins de plantação contemporânea, este livro é de se ficar viciado. São tantos os pormenores! A selecção de jardins é bastante inteligente, faz-nos ter vontade de desenhar o nosso próprio jardim, ou então correr a comprar viagens e visita-los a todos. O Livro esteve à venda na fnac e foi lá que o comprei, mas agora já não o vejo por lá. Mas talvez ainda possa ser encomendado, recomendo vivamente!

http://www.amazon.com/Dream-Gardens-100-Inspirational/dp/1858944864/ref=pd_sim_b_3

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Mais bolbos.

Este ano vou plantar mais Narcisos, em grandes quantidades...os da imagem são Narciso Ice follies, e Fortune. Depois na imagem aparecem alguns Allium, distinguindo-se pelos bolbos de cor branca. São da variedade allium hollandicum "purple sensation". Na Imagem aparecem também os bolbos característicos da Tulipa, desta vez Tulipa greigii 'Red Riding Hood'. Os Bolbos mais pequenos são de Crocus chrysanthus.


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Em floração...


Por estes dias estão ainda em floração no Jardim Gulbenkian Achillea millefolium, ou melhor o seu cultivar vermelho-rosa (primeira foto) e nos terraços do edifício sede podemos ver  Hemerocallis amarelos, na segunda floração do ano, depois de florirem primeiro em Abril.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pelo Jardim Botânico...

E os dias de Outono surgiram realmente quentes, melhor que o próprio Verão, algo só possível devido ao já incontestavel aquecimento Global. Pelo jardim botânico de Lisboa, as plantas aguentaram como puderam o forte Estio deste ano, entretanto algumas continuam em Floração resistindo à mudança de estação. Viola odorata (foto acima), uma unica flor no meio de um grande canteiro verde, desta planta ja rára nos nossos jardins.

 Flor em forma de Globo do lindissimo cardo, Echinops sphaerocephalus. Muito usada em jardins de estilo contemporâneo em Inglaterra e na Holanda, é no entanto uma planta abundante no sul. As suas astes atingem 1 metro de altura.

Esta é uma trepadeira de excepcional beleza, mas infelizmente não a consegui identificar. Cresce na parede voltada a sul do talhão das Monocotiledóneas no Jardim Botânico. Se alguém sabe o seu nome, diga-me por favor. A foto abaixo é do "lago de cima" nos canteiros da "Classe", onde a luz de Outono já se fazia notar.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Algumas descobertas.


Pois é, eis que ia eu a passear pelo jardim Gulbenkian, quando olho para um dos terraços do edifício principal e descubro uma das minhas plantas preferidas: Anemonas japonicas (Anemone x hybrida). São umas plantas lindíssimas, flores de uma beleza muito particular sobre caules alongados e folhas tipo parra de uva. Florescem no inicio do Outono, as fotos aqui apresentadas são de há cerca de uma semana atrás...penso que já não estão a dar flor. Gostaria de encontrar alguém que tenha alguma destas plantas, e me possa dar um pequeno rizoma?:) Ou então alguém que saiba onde posso comprar uma, é que nunca as vi à venda por ai...

Outra Surpresa deste mesmo dia foi ter encontrado estes Narcisos em floração, não estarão um pouco fora de Época? Narcisos em Outubro?! De qualquer forma são muito bonitos, embora não os tenha conseguido identificar. Será um Narcissus tazetta? São ligeiramente perfumados, nota-se quando se toca na flor.