Rosas em 2019

1.Rosarium Uetersen; 2.Claire Austin; 3.Mon Jardin et ma Maision; 4. Mme Hardy; 5.Open Arms 6. e 23.Vielchenblau; 7. Pierre de Ronsard; 8. Phyllis Bide, 9. Alberric Barbier;  10.New dawn; 11.Laure Davoust,  12.Cybelle; 13.Raubritter; 14. Rosa de Resht; 15. Iceberg clb; 16.Pilgrim; 17.Rosa rugosa 18.Cardinal Richelieu; 19.Jaques Cartier; 20.Lady Hillingdon,  21.Rhapsody in Blue; 22. Erth Angel; 24.Russelliana; 25. Charles de Mills; 26. Buff Beauty; 27.Mme Franziska Kruger; 28. Rosarium Uetersen.

Aqui fica um resumo das florações que tive no Verão, agora que a temporada está a terminar, é bom fazer uma pequena retrospectiva da época das rosas em 2019. Começo por destacar cinco plantas que revelaram boas performances, são elas (por ordem crescente de classificação): 5 - 'Rosa de Rescht': uma rosa antiga com origens pouco claras, mas que se revela uma excelente executante - ao contrario de outras rosas antigas, repete várias vezes durante o Verão. É uma Portland com um perfume magnifico. 4 - 'Rhapsody in Blue' (Reino Unido, 1999): veio parar ao meu jardim quase por acaso, mais por estar a sofrer num mau viveiro de Lisboa, do que por verdadeira convicção sobre as suas qualidades. Mas, desde então, a cada verão, mostra-se grata e desfaz-se em múltiplas e belas florações. No entanto, apenas esporadicamente repete; 3 - 'Charles de Mills' (Holanda, antes de 1786): é uma rosa da classe das Gallicas, muito antiga e de extraordinárias qualidades. São rosas sumptuosas, de uma cor lindíssima e belo perfume. Em Maio enche-se de flor e é impossível passar despercebida; - 'Cybelle': uma das melhores sem duvida, com repetição mesmo quando o calor aperta. É uma rosa em forma de copa, bastante cheia e com um perfume frutado, bastante distinto e intenso. Na entrada do meu jardim, a sua fragrância é insubstituível, é uma daquelas roseiras obrigatória; 1 -'Herzogin Christiana'(syn. 'Earth Angel'): é a rosa que vence o prémio para a minha melhor roseira em 2019. Esta criação da casa Kordes, possui uma beleza ingénua, mas cheia de carácter e presenteia-nos com inúmeras rosas de uma cor e forma bastante românticas. Repete muito bem, inclusive no Outono. A menção honrosa deste ano vai para a roseira 'Pilgrim' (Reino Unido, 1991), criação de David Austin que também ela se excedeu em flor durante Maio e Junho, embora sem repetir depois disso. É uma rosa iluminada, de tamanho grande e bastante cheia, impossível passar por esta roseira sem reparar nela.


 'Rosa de Rescht'

Da esquerda para direita: 'Rosarium Uetersen', 'Phyllis Bide', 'Alberic Barbier', 'Charles de Milles', 'Mlle Franzisca Kruger', 'Rosa de Rescht', 'Laure Davoust', 'Earth Angel', 'Raubritter', 'Buff Beauty' e 'Cardinal de  Richelieu'.

Rosa 'Duchesse de Montebello'

Rosa 'Queen of Denmark'

Rosa 'Spirit of Freedom'

Rosa 'Charles de Mills'


 Rosa 'New Dawn'

 'The Pilgrim' / 'Clair Austin' /  'Russeliana' / 'Mlle Franzisca Kruger'

 Comparação de algumas rosas em tons purpura /magenta

Rosa 'Pierre de Ronsard'

 Rosa 'Herzogin Christiana'.

 Rosa 'Phyllis Bide'

Rosa 'Buff Beauty'

Rosa 'Cybelle'

 Rosa 'Open Arms'

Rosa 'Russeliana' e 'Cardinal Richelieu' 

Rosa 'Cybelle'

Rosa 'Rhapsody in Blue' com Geranium 'Orion', Centranthus ruber e Penstemon 'Raven'

Comparação dos cinórrodos de diversas variedades presentes em Novembro de 2019

De entre as vivazes que mais se destacaram como companhia para as roseiras, temos a Nepeta 'Six Hills Giant' - que fez um trabalho insubstituível durante os vários meses de Verão, valorizando e muito, as flores das roseiras antigas. Mas, também a Centranthus ruber, uma planta que é bem conhecida pela sua continuidade durante toda a época das rosas. As suas flores são muito apetecíveis e complementam bem a forma das roseiras mais cheias. As Geranium 'Orion' e Geranium x oxonianum 'Chocolate Strawberry' foram dois companheiros bastante sofisticados para as roseiras em 2019. Combinam bem com os tons purpura e magenta no jardim das rosas e não param de dar flor durante meses a fio; são pouco exigente com as regas e ainda possuem belas folhagens durante a maior parte da temporada. Outras duas planta que merecem referencia aqui, são a Stachys lanata - com interesse durante quase todas as estações do ano, e a Penstemon 'Garnet' que, em questões de cor e de durabilidade, bate todos os outros Penstemon no meu jardim. 

 Junho de 2019

Comentários

  1. You have the space to enjoy lots of lovely roses!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yes Diana, I'm lucky enough to have the space to grow some varieties I love. :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares